Foto: Departamento Regional de Canoinhas

Mais uma turma de Sanitaristas Juniores se formou na última sexta-feira, 3. Os novos pequenos defensores da sanidade agropecuária são da Escola Municipal João Pedro de Oliveira, no município de Três Barras.

No evento, representando a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, participaram a gestora do Departamento Regional de Canoinhas, Maritza Martins Mansani, e a médica veterinária Thaísa Grazielle Radin. As autoridades da escola participantes foram a professora Cleunice Kosak, a coordenadora Lea Padilha e a diretora Márcia Strapazzon Bastos. Além, é claro, da presença principal: a dos alunos. 

O Projeto Sanitarista Júnior foi criado em 2015 pela Cidasc e busca promover a sanidade, a defesa animal e vegetal e a saúde pública nas escolas catarinenses. A intenção é que as crianças aprendam, desde cedo e de forma lúdica, a importância de cuidarmos do nosso agro. Com o início da pandemia, o projeto deixou de ser ministrado de forma presencial, mas retornou assim que as escolas e o Governo do Estado permitiram as aulas presencialmente. 

Entretanto, a professora Cleunice Kosak conta que a interrupção não tirou a força do Sanitarista Júnior: “Apesar de ser um ano atípico, a participação foi em massa. Eles amaram esse projeto, um projeto que só tem a acrescentar porque ele é interdisciplinar, então a gente trabalhou o ano todo porque o projeto abrange outros assuntos que já são tratados em sala de aula.”

O projeto busca fazer a integração entre as disciplinas e os assuntos abordados na grade curricular regular, tornando o aprendizado mais dinâmico para os professores e mais familiar para as crianças. “É um projeto que só tem a acrescentar e eu acredito que seja interessante trazer o projeto de volta pra escola ano que vem e mandar ver!”, afirma Cleunice Kosak. 

Com o encerramento do ano letivo e o início de um novo ciclo de aprendizagens, o Departamento Regional de Canoinhas, assim como os alunos e professores, está ansioso para dar continuidade ao projeto em 2022, superando as adversidades provocadas pela pandemia e se adequando ao “novo normal”. Seguindo as normas de proteção, o Sanitarista Júnior pretende alcançar cada vez mais escolas no próximo ano, dessa vez ainda mais presencialmente, levando o compromisso com a defesa agropecuária para as crianças de Santa Catarina. 

Para levar o projeto Sanitarista Junior para sua escola, contate a Cidasc pelo e-mail diegogindri@cidasc.sc.gov.br.

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom