A Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, que ganhou notoriedade nacionalmente com a realização da rifa da fazendinha, fará parte do projeto Sanitarista Junior em 2022. A assinatura do termo de compromisso com a Prefeitura Municipal de Nova Veneza foi formalizada pelo presidente Plínio de Castro e pelo gestor regional Daniel Moritz, por parte da Cidasc, e pela diretora Jussara Sávio, em nome da instituição escolar, e pelo prefeito em exercício Élzio José Milanezna, sede da escola em Nova Veneza. As atividades de educação sanitária iniciarão pelas turmas de 3a série do ensino fundamental.
A aproximação com a Cidasc iniciou quando a escola organizou a rifa da fazendinha, que tinha entre os prêmios animais de criação e produtos de origem animal. A equipe da Cidasc procurou a diretora para explicar os procedimentos corretos para entrega aos premiados, muitos deles residentes em outros municípios, seguindo as normas de bem estar animal, de trânsito e de inspeção sanitária.
Na solenidade de assinatura do termo de adesão, a diretora lembrou a atenção que os veterinários da Cidasc deram à iniciativa da rifa e a tranquilidade que lhe transmitiram. “Nós trabalhamos de uma forma e eles nos mostraram qual era a forma correta de fazer”, afirmou Jussara Sávio. Ela disse ainda que participar do Sanitarista Júnior era um sonho realizado: “Somos uma escola que gosta muito de projetos, somos apaixonados por educação e fazemos com muito carinho e cuidado”, completou ela.
O presidente Plinio de Castro enfatizou o alcance do projeto educativo, que já levou temas ligados à defesa agropecuária, sanidade animal e vegetal para mais de 15 mil estudantes catarinenses em mais de 250 escolas. “O programa foi concebido estritamente dentro da Cidasc, através de seus profissionais que conhecem a defesa agropecuária, área na qual o Estado é referência para o mundo. O material didático é fantástico e o governo do Estado, através da Cidasc, vai oferecer todo este suporte ao quadro de professores”, salientou o presidente.
Plinio de Castro lembrou ainda que a abordagem de tais temas é importante também para os alunos das áreas urbanas, pois lhes dá a chance de entender porque cuidar da sanidade animal e vegetal influencia nossa vida e também a economia do estado. Ponto de vista semelhante foi apresentado pelo vice-prefeito Élzio José Milanez, que acompanhou a solenidade como prefeito em exercício. Para ele, o projeto mostrará às crianças informações novas sobre como são produzidos os alimentos que elas consomem.
Estiveram presentes na solenidade de assinatura, o diretor de Desenvolvimento Institucional Marcos Roberto Pacheco, os médicos veterinário da Cidasc José Henrique de Oliveira, Aline de Oliveira, Carla Zoche, Luiza Netto Ghislandi (professora do projeto na escola), o técnico agrícola Elton Nuernberg, o secretário municipal da Agricultura Edgar Preis, o secretário municipal da Educação Heriton Sandrini, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Veneza, Evando Boaroli.
Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc Foto: Ascom/Cidasc
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom