Foto: Ascom/Cidasc

Em agenda no município de Indaial nesta sexta-feira (29), o governador Carlos Moisés, acompanhado do presidente da Cidasc, Plinio de Castro, do diretor de Defesa Agropecuária Diego Torres Severo e do gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp entregou, certificado de registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIE para a Unidade de beneficiamento de carne e derivados cárneos, caracterizada pela produção de produtos embutidos e defumados, com a marca “Von der Warnow”, localiza no tradicional bairro Warnow, em Indaial, que deu origem a marca.

Foto: Ascom/Cidasc

Segundo o proprietário do empreendimento Ricardo Augusto Michels, produtos embutidos e defumados com as raízes e a tradição alemã poderão, a partir de hoje, serem comercializados em todo o estado de Santa Catarina.

Ricardo conta que a produção de embutidos era um hobby de final de semana da família e as receitas são herança dos avós. “Nos nossos encontros festivos os produtos eram degustados pelos amigos e familiares que motivaram a gente a empreender. O hobby e os incentivos recebidos dos amigos e familiares nos levaram a procurar assessoria técnica para construção de uma agroindústria, e buscar a Cidasc para obtenção do registro no SIE. Após seguirmos todas as etapas do processo, em agosto de 2021 iniciamos as atividades”, destacou Ricardo.

A Unidade de beneficiamento produz linguiças defumadas, como a linguiça Blumenau, torresmo prensado, bacon, toucinho defumado e a morcela. Atualmente a empresa conta com 3 funcionários na produção.

O presidente da Cidasc, Plinio de Castro, expressa a satisfação da Cidasc em certificar mais um empreendimento durante este ano, que funcionará adequadamente dentro dos padrões higiênico-sanitários sob o Serviço de Inspeção Estadual, através da fiscalização da inspeção realizada pelos médicos veterinários da Cidasc.

“Ficamos satisfeitos pelo seu Ricardo acreditar e querer empreender dentro da legalidade. É a partir desses pequenos empreendimentos, que a economia de Santa Catarina vem se fortalecendo e sendo destaque mensalmente no volume de produção e exportação de produtos do agro. Para nós, todo empreendimento é muito importante, porque além dos empregos que serão gerados, vai gerar renda não só para a família, mas para o estado. A Cidasc acompanhará todo o processo de industrialização e beneficiamento da empresa através da fiscalização da inspeção, para que esse produto chegue de forma segura ao consumidor, evitando danos à saúde pública”, comentou Plinio.

Plinio complementou celebrando a semana de conquistas e entregas de certificados pela companhia. “Somente nesta semana entregamos quatro certificados de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), dois certificados de registro no Serviço de Inspeção Estadual e um Selo ARTE. As perspectivas futuras são as melhores. Espero poder continuar a estimular o crescimento das agroindústrias e no desenvolvimento do agronegócio catarinense que é tão diversificado e com alto poder produtivo. Vamos em frente”, finalizou. 

Galeria

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/