Foto: Ascom/Cidasc

O setor produtivo de alimentos de origem animal no município de Agrolândia teve uma grande conquista que vai impactar em toda a cadeia produtiva, sobretudo na área de piscicultura. Nesta quinta-feira (28) a Schaadinha Pescados, Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado, localizada no município de Agrolândia, recebeu da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA. O certificado foi entregue pelo presidente da Cidasc, Plinio de Castro, pelo diretor de Defesa Agropecuária Diego Torres Severo, pelo vice-prefeito Adilson Sieves, e autoridades da mesa, aos proprietários do estabelecimento Norton Schaade e Josiane Schaade.

Santa Catarina destaca-se nacionalmente como um dos maiores produtores de pescado, possuindo um grande complexo industrial pesqueiro e uma expressiva frota de embarcações. No estado, a atividade é realizada tanto de forma artesanal como industrial. A aquicultura também vem apresentando crescimento e SC se sobressai no Brasil como o quinto produtor de peixe de cultivo, terceiro produtor de tilápias e segundo produtor de outras espécies de peixes de criação.

Foto: Ascom/Cidasc

Ao obter o selo SISBI, a unidade de processamento de pescados, principalmente tilápia, passará a comercializar seus produtos em todo o país. O estabelecimento que já possuía o registro no Serviço de Inspeção Estadual -SIE desde março de 2020, tem uma parceria comercial com a Associação Catarinense dos Piscicultores – ACAQ.

Norton Schaade agradeceu o apoio da família e se emocionou ao falar da inspiração que herdou do opa Caiuna (Nolberto Betta), que em 1979, trocou a plantação de arroz e sua atafona pela produção de tilápia. “Hoje é um dia muito importante para nós, da concretização de um sonho antigo que cultivamos na nossa família. Quero agradecer aos meus funcionários, aos meus familiares, aos meus fornecedores, aos funcionários da Cidasc e da Epagri por todos apoio. Sem vocês nada disso estaria acontecendo. Muito Obrigado”, disse Norton.

Foto: Ascom/Cidasc

O presidente da Cidasc, Plinio de Castro, comentou como o estado vem se destacando nas certificações e uma das marcas registradas nessas entregas são para estabelecimentos com histórico familiar. “O SISBI veio para atender uma necessidade das empresas. A Cidasc vem agindo e revolucionando o sistema, estimulando os produtores a alcançar novos voos. É uma oportunidade magnífica de crescimento. Vocês estão saindo de um universo de comercialização de um pouco mais de 7 milhões de habitantes para um universo de mais de 200 milhões de habitantes, não tenho dúvida nenhuma que o empreendimento crescerá e precisará aumentar a estrutura da empresa. É isso que o estado quer, gerar riquezas, emprego e desenvolvimento para todos os municípios. Estamos orgulhosos de entregar mais um certificado”, enfatizou Plinio.

Hoje, a Schaadinha Pescados investe toda sua atenção ao frigorífico e garante a procedência da tilápia comercializada, faz o acompanhamento de toda a cadeia produtiva, do alevino ao produto final e segue minuciosas normas de qualidade para levar alimentos com sabor, qualidade e segurança aos consumidores.

Foto: Ascom/Cidasc

Adilson Sieves, vice-prefeito de Agrolândia, parabenizou os empresários que mesmo em momento de pandemia se reinventou e cresceu. “Tenho certeza que as portas irão se abrir para vocês. O Selo representa não só uma conquista para vocês, mas para todos os envolvidos com a piscicultura aqui no nosso município. O SISBI é só o primeiro passo de tudo que vocês ainda vão conquistar. A expansão do mercado é essencial para o desenvolvimento da piscicultura aqui no nosso município”, comemorou Sieves.

Galeria:

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/