A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC, através da Unidade Veterinária Local de São Carlos, pertencente ao Departamento Regional de Chapecó entregou, na última sexta-feira (27/08) juntamente com a Médica Veterinária do Município de Cunhataí, o certificado de “Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose” ao produtor Moacir José Scheid e família. A propriedade é da localidade de Barra Pequena, no interior do município de Cunhataí, no Oeste de Santa Catarina. O documento, emitido e entregue pela CIDASC aos produtores que cumprirem a legislação federal, comprova a sanidade do rebanho e que o leite e os produtos derivados oriundos dessa propriedade certificada provém de animais sadios.

A propriedade da família do Sr. Moacir foi acompanhada pelo médico veterinário Joelson Marcolino Ramos, da Unidade Veterinária Local de São Carlos e pela habilitada Fabiane Luísa kunzler que é médica veterinária da Prefeitura Municipal de Cunhataí, durante o processo de Certificação de Estabelecimentos de Criação Livres de Brucelose e Tuberculose. O certificado isenta o teste de diagnóstico para transportar os animais e participação em eventos agropecuários, enquanto durar sua validade.

De acordo com a médica veterinária, Fabiane Luísa Kunzler, o município de Cunhataí possui um programa de incentivo aos produtores para a realizarem o processo de certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose Bovina com valores dos exames acessíveis, o programa municipal esta implantado desde dezembro de 2018, onde já beneficiou inúmeras propriedades rurais garantindo a sanidade do rebanho leiteiro do Município de Cunhataí. A mesma destaca o trabalho árduo de prestar assistência a tantas propriedades, mas se sente gratificada e feliz por estar ajudando ao desenvolvimento do município e das famílias com alimentos seguros e de qualidade.

A adesão ao processo de certificação é voluntária e voltada para a produção de gado de leite. De acordo com o médico veterinário Joelson Marcolino Ramos, o processo consiste na realização de 2 exame de Brucelose e Tuberculose Bovina com diferença de mínima de 6 meses entre exames onde são aplicadas medidas de saneamento e vigilância sanitária na propriedade, que garantem a qualidade do leite e seus derivados. A CIDASC já certificou 30 propriedades rurais em Cunhataí e outras mais estão em processo de certificação para obterem o status de livres dessas doenças.

A certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose faz parte das ações do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2001. A CIDASC, através de ações dentro dos programas de defesa sanitária animal, é a responsável pela execução do programa em todo o território catarinense.

O produtor que se interessar em certificar sua propriedade deve procurar o escritório do CIDASC do seu município. Os escritórios da CIDASC possuem a lista dos nomes e contatos dos médicos veterinários habilitados para auxiliar o produtor rural. Ele deve preencher um requerimento e um termo de compromisso. A partir de então, o médico veterinário da CIDASC faz a vistoria oficial e emite seu parecer para que se inicie o processo de certificação. 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom