Foto: Departamento Regional de Joaçaba

A certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose foi entregue este mês para a segunda propriedade de Vargem Bonita, um pequeno município de cinco mil habitantes, na região do Vale do Contestado. Os proprietários do Laticínio Fazenda Velha, Lorimar e Juliana Manfé, receberam o título da gestora do Departamento Regional de Joaçaba, Daiana Uliana, a coordenadora regional de Defesa Sanitária Animal, Michele Pagani Machado Rodrigues, e o médico veterinário da Cidasc responsável pelo município, Martin de Marco.

O estabelecimento familiar, que tem crescido ano a ano, é administrado pelo casal com auxílio das filhas e dos pais. Desde 2014 possui o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que lhe permite vender em todo estado. A conquista do certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose teve grande significado para eles, pois além de assegurar mais sanidade do rebanho, pode agregar valor aos produtos fabricados com o leite que produzem. 

O laticínio conta com uma casa de vendas, onde os visitantes podem adquirir produtos lácteos como manteiga e diversas variedades de queijo. Parte do leite utilizado é comprado de outros produtores locais e a certificação destes  fornecedores também seria benéfica para a agroindústria. 

“É a segunda propriedade certificada no município de Vargem Bonita e esperamos incentivar os produtores a seguirem o exemplo”, diz a gestora regional Daiana Uliana. Existem cerca de 40 produtores de leite no município que podem buscar a certificação. 

Para iniciar o processo, o produtor deve procurar um médico veterinário habilitado (profissional que tenha habilitação para a realização dos exames de Brucelose e Tuberculose, de acordo com o Programa Nacional de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose). Com os exames, ele solicitará a vistoria de um médico veterinário da Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/