O diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, e o diretor Administrativo Financeiro, Jean Fabricio Morais, receberam na sede da Cidasc os representantes do município de Nova Veneza e da Escola Municipal Bairro Bortolotto. No encontro, a diretoria da companhia apresentou aos educadores o projeto Sanitarista Junior, que leva atividades de educação sanitária para a rede de ensino fundamental em Santa Catarina.
A diretora da escola, Jussara Sávio, levará a proposta para a Secretaria Municipal de Educação, para que avalie a adesão da instituição de ensino ao projeto da Cidasc. A escola recebeu como brinde pelúcias de animais para realizar atividades educativas com os estudantes.
Anteriormente, em Nova Veneza, a equipe da Unidade Veterinária Local da Cidasc havia visitado a instituição de ensino, que ficou conhecida nacionalmente ao promover a Rifa da Fazendinha, para arrecadar recursos para comemorar o Dia da Criança com os alunos. Os prêmios, que incluíam animais de criação e produtos coloniais, como queijos e salames, despertaram a curiosidade dos internautas e o interesse em comprar os números. Foram vendidos mais de 30 mil bilhetes.
A médica veterinária Carla Zoche e o técnico agrícola Elton Nuemberg orientaram a diretora da escola sobre as normas de trânsito animal e de circulação de produtos de origem animal, já que muitos participantes da rifa são de outros municípios. Desta forma, se busca garantir que os vencedores recebam as premiações de acordo com as normas sanitárias e legislação pertinente.
Todo animal de criação vivo deve ser transportado em veículo e acomodações adequadas, respeitando princípios de bem estar animal, além de estar acompanhado de documentação adequada. Quanto aos produtos de origem animal, aqueles que se destinam à comercialização precisam estar inscritos em serviço de inspeção sanitária, que pode ser municipal, estadual ou federal. Conforme o selo de inspeção que a agroindústria possui, maior é a abrangência geográfica para a qual ela está apta a vender.
Este tipo de orientação faz parte do trabalho rotineiro da Cidasc junto aos produtores e indústrias, com foco na prevenção de doenças nos animais, controle de pragas nas lavouras e na garantia de que alimentos vendidos no estado estão aptos ao consumo. A companhia também busca aumentar o conhecimento da população sobre o tema, sendo este um dos motivos para a realização do projeto Sanitarista Junior nas escolas, preparando a futura geração para que entenda a relevância da defesa agropecuária para a sociedade.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/