A Roanna Alimentos, empresa catarinense com mais de 25 anos de tradição, recebeu o registro no Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. A solenidade de entrega ocorreu na sede do frigorífico, em Braço do Norte, nesta quinta-feira, 26 de agosto.
A empresa, fundada por Hamilton Ricken e sua esposa Roseli Turazzi Ricken, já possuía o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o que lhe permitiu comercializar cortes in natura, cortes temperados, linguiças e outros produtos cárneos em todo estado. O fundador estimulou a segunda geração da família, que agora administra o frigorífico, a obter o SISBI e dar sequência à jornada de crescimento.
“Temos consciência do tamanho da responsabilidade e dos desafios ainda maiores que teremos agora com a certificação do SISBI, que nos permite levar a todo país um pouco do nosso árduo trabalho”, afirmou Ana Paula Ricken, filha dos fundadores. Embora seja um selo federal, a Cidasc está apta a realizar as vistorias e conceder o registro para as empresas catarinenses, através de seu Departamento Estadual de Inspeção Sanitária (DEINP).
O certificado foi entregue pelo presidente da Cidasc, Plinio de Castro, que ressaltou o peso que a suinocultura tem para a economia do Estado e dos municípios. “O município do Braço do Norte é um exemplo para todos nós de Santa Catarina, dada a sua capacidade de produção e a sua pujança. Aqui se concentra uma das maiores produções de suínos e isto tem agregado valor também em outras regiões, em outros municípios do estado, dado o envolvimento da escala produtiva no desenvolvimento”, disse Plinio de Castro.
O presidente também enfatizou o papel das prefeituras, trabalhando em conjunto com a Cidasc, para qualificar cada vez mais os alimentos produzidos em Santa Catarina e garantir a segurança do consumidor. A Cidasc foi representada também no evento de entrega pelo diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, pelo gestor do Deinp, Jader Nones, e pela gestora do Departamento Regional de Tubarão, Ângela Zimmermann.
O prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, afirmou que o exemplo de sucesso do frigorífico estimula quem quer empreender na cidade. “O município, sem dúvida nenhuma, terá uma contribuição numerosa em empregos e em impostos pagos, dando condição de crescimento a outras empresas que talvez ainda nem tenham começado suas atividades ainda”, comemorou o prefeito.
Também prestigiaram a entrega o vice-prefeito, Ronaldo Fornasa, o secretário municipal de Agricultura, Adir Engels, e o vereador Alan Lopes Prudêncio, que representou o legislativo municipal na cerimônia.
Empresa se modernizou, sem perder o caráter familiar
Em atividade desde 1993, o frigorífico Roanna é um dos maiores de sua região em beneficiamento de carne suína. O mix de produtos inclui a carne in natura e também produtos cárneos como o torresmo, pururuca e linguiça. Embora a unidade industrial seja moderna, a família buscou preservar os tradicionais processos de produção, que garantem o sabor característico dos produtos que conquistaram seus consumidores.
Outro aspecto marcante da modernização da empresa é a atenção dada a questões ambientais. A empresa possui uma unidade de tratamento d’água, que filtra todos os resíduos oriundos dos processos de fabricação antes de devolvê-la ao meio ambiente ou de fazer o reuso na limpeza das estruturas externas e da frota própria de veículos. No âmbito social, a Roanna incentiva o desenvolvimento da suinocultura, auxiliando os produtores da região.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/