Foto: Jaqueline Vanolli /ASCOM Cidasc

A equipe técnica da Divisão de Classificação Vegetal, acompanhados do presidente da Cidasc, Plinio de Castro, do diretor de Desenvolvimento Institucional Diego Torres Severo, do diretor de Desenvolvimento Institucional Marcos Roberto Pacheco, do gestor da Divisão de Classificação Carlos Eduardo Souza Prado e do gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Criciúma Daniel Moritz, estiveram na última quarta-feira, 14, na Cooperativa Agroindustrial Cooperja, em Jacinto Machado, para apresentar detalhes do Programa Selo de Conformidade Cidasc – SCC.

Também esteve presente o empresário Renato Zanatta, das Balas India, empresa inscrita no programa há mais de um ano, e que também recebeu a diretoria da Cidasc na unidade.

Foto: Jaqueline Vanolli /ASCOM Cidasc
Foto: Jaqueline Vanolli /ASCOM Cidasc

A Cooperja tem mais de 50 anos de história na produção de alimentos no sul de Santa Catarina. A apresentação do SCC na cooperativa faz parte da programação de três dias da diretoria da companhia na região sul, cujo objetivo é conhecer as empresas que já foram certificadas pelo programa e as empresas em processo de certificação.

O presidente do Cooperja, Vanir Zanatta, recebeu a diretoria da Cidasc e a equipe técnica. Ele apresentou as ações da cooperativa e explicou como a Cooperja se tornou uma das maiores organizações do agronegócio no Brasil e os motivos que levaram a cooperativa a buscar o SCC.

Foto: Jaqueline Vanolli /ASCOM Cidasc

Wladmir Marcon, técnico agrícola e especialista em segurança de alimentos, foi o responsável pela apresentação do Programa Selo de Conformidade Cidasc – SCC aos diretores da Cidasc e da Cooperja.

O SCC foi desenvolvido por equipe técnica ligada à Divisão de Classificação (Dicla) para servir de suporte aos pequenos negócios rurais e agro familiares, que se dedicam à produção, processamento e/ou comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano.

Seu ensejo é uma ferramenta de mercado que sirva de referência com insígnia de produtos que passaram por rigoroso processo de transformação/produção, em estabelecimentos dotados de eficazes sistemas de controle, conferindo às marcas comerciais maior valor agregado.

De acordo com Wladmir Marcon, com o SCC, os estabelecimentos passam a operar rigorosamente sob os ditames legais. “Hoje, só no Sul do Estado, são 10 empresas que fazem parte do programa. Através de consultorias, a Cidasc contribui para tornar os produtos catarinenses melhores e fortalece as marcas comerciais, mantendo o Estado de Santa Catarina como modelo na produção de alimentos seguros”, afirma Marcon.

Foto: Jaqueline Vanolli /ASCOM Cidasc

Além de discorrer sobre benefícios do SCC, Wladmir também elencou dados técnicos das 29 empresas inscritas no programa e as melhorias no seu processo produtivo.

“Posso afirmar que o Selo de Conformidade Cidasc – SCC é um clássico e bem-sucedido case de parceria público-privada. Preciso destacar que já são mais de 1.800 manipuladores de alimentos treinados; mais de 2 mil não conformidades corrigidos e 474 análises laboratoriais (água, microbiológicas, metais pesados, microscópicas e residual de agrotóxicos). Considero a implantação do Sistema da Gestão da Segurança de Alimentos (SGSA) um dos processos de mudança culturais mais importantes que as empresas passam. A segurança na produção de alimentos pressupõe que todos os processos estejam descritos, planejados e executados de modo a eliminar, ou controlar, os riscos relacionados às contaminações físicas, químicas e biológicas”, conclui.

Foto: Jaqueline Vanolli /ASCOM Cidasc

Após as apresentações da Cooperja e do SCC, o presidente Plinio de Castro elogiou a história da Cooperja e o trabalho da equipe técnica da Divisão de Classificação no Programa SCC. “Tenho certeza que o Selo de Conformidade Cidasc trará ainda mais qualidade e segurança aos produtos da Cooperja. A Cooperja representa o agro de Santa Catarina e a Cidasc é parceira de quem quer produzir mais, melhorar os processos e garantir o produto final. É um prazer conhecer essa cooperativa que é gigante no nosso estado. Estamos aqui hoje representando o Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Agricultura que são nossos parceiros na promoção do agronegócio catarinense”, evidenciou Plinio.

Foto: Jaqueline Vanolli /ASCOM Cidasc

Para mais informações sobre o programa entre em contato com o Grupo Gestor, no telefone (48) 3665 7081 ou através do e-mail dicla@cidasc.sc.gov.br .

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/