O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Itajaí, por meio da Unidade Veterinária Local de Botuverá, realizou uma aula prática de fiscalização móvel do trânsito agropecuário com alunos da quarta série, da Escola Rural Maria da Silva Dias, localizada em Ribeirão do Ouro, interior do município de Botuverá, nesta terça-feira (07).
Desde 2017, o Projeto Sanitarista Junior faz parte das atividades da Escola Municipal Rural Maria Luiza da Silva Dias. São 4 anos de parceria entre a Cidasc e a Prefeitura de Botuverá.
Conforme a médica veterinária, Franciele Camila Luchese, o objetivo da atividade foi unir o conhecimento teórico dos documentos sanitários exigidos para o transporte de animais, vegetais, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, com o desenvolvimento na atividade prática. Segundo ela, a ação tem a finalidade de transmitir conhecimento e aprendizado no que se refere à Defesa Sanitária Agropecuária Catarinense e Inspeção de Produtos de Origem Animal. “Essa abordagem dos veículos foi uma experiência ímpar para as crianças, que puderam colocar em prática tudo que viram em sala de aula. As crianças também fizeram a entrega de folders dos programas sanitários coordenados pela Cidasc aos motoristas que transitavam pela BR-486, também conhecida como Rodovia Antônio Heil”, destaca Franciele.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, que garantiu a segurança das crianças e o fluxo do trânsito.
Projeto Sanitarista Junior
O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.
As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo. As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.
O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.
Trânsito Agropecuário
Uma atividade decisiva realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do estado.
Para transportar animais com segurança, procure o Escritório da Cidasc mais próximo ou um médico veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, para fornecer a GTA – Guia de Trânsito Animal– que é o documento necessário.
Estes documentos são:
• Certificados de vacinação, quando for o caso.
• Atestados negativos para determinados tipos de doenças.
• Documentos de identificação dos animais destinados à reprodução.
• Autorização do IBAMA, para o caso de animais silvestres.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/