A Cidasc possui um programa de estágio para acadêmicos e jovens aprendizes, que podem se enquadrar em estágio não obrigatório e obrigatório, de acordo com a grade curricular do curso do estudante. O programa proporciona um amplo conhecimento teórico e prático da atuação da empresa na Defesa Sanitária Agropecuária do estado de Santa Catarina.
O estagiário que atua na Cidasc, está em contato direto com os principais entraves e trabalhos encontrados pela empresa no objetivo de defender o agronegócio catarinense e obtém também um melhor entendimento do funcionamento das legislações sanitárias vigentes em Santa Catarina. Entre os inúmeros benefícios, estão o contato direto com produtores das diversas cadeias produtivas do Estado, ampliando assim as suas redes de contatos e também de conhecimentos, uma vez que a área de atuação da CIDASC é diversificada e inclusive com peculiaridades das diversas regiões de sua atuação.
Segundo Emerson do Rocio Figueira Júnior, estudante de agronomia, sua entrada como estagiário na Cidasc foi um grande divisor de águas em sua vida acadêmica: “por ser o primeiro estágio, marcou também o início da minha atuação mais direta no campo. Desde o início, sempre pude vivenciar muitas técnicas em campo, corroborando com o que aprendo em sala de aula.”. Durante este período estagiando na companhia, Emerson já manteve contato com profissionais de diferentes setores agrícolas do Estado, o que prorcionou ampliar sua visão sobre o agronegócio.“Pude acompanhar, observar e estudar todo o embasamento teório e legal das mais diversas atividades desenvolvidas pela empresa, como a fiscalização de insumos, coletas de sementes, plantões volantes em barreiras sanitárias e as ações desenvolvidas no projeto de educação nas escolas, muitas vezes atividades que nem sequer imaginava que a Cidasc atuava”, conta o acadêmico, convicto de que o estágio está sendo muito enriquecedor para a vida profissional e o crescimento pessoal.
O estagiário Sandro Gustavo Dela Justina, estudante de Agronomia, também realiza seu primeiro estágio na Cidasc. “É algo novo para mim e vim carregado de dúvidas e anseios, mas quando iniciei fui muito bem acolhido pela equipe, que compartilham dos mesmos objetivos e valores”, relata Sandro. “Venho da agricultura e minha visão sobre a Cidasc era de ser o local onde o agricultor fazia a troca e solicitação dos brincos para os animais da propriedade. Isto mudou totalmente ao iniciar as atividades, onde pude esclarecer a real função e importância da empresa”, completa ele, que pode entender a importância da companhia e dos processos por ela realizados. O trabalho de campo e as conversas com profissionais permitiram que Sandro percebesse a aplicabilidade do que aprendeu na teoria e ele se sente otimista em relação à própria carreira: “espero chegar ao final com uma bagagem de aprendizado valiosa”.
A estagiária Geane Gomes Rodrigues, estudante de agronomia também compartilha destes anseios e acrescenta que essa experiência na Cidasc possibilita um amplo aprendizado sobre o funcionamento do controle sanitário em Santa Catarina. “Eu vim de outro estado do país, onde o controle sanitário ainda é feito com vacinas e o fitossanitário ainda não é tão bem fiscalizado. O contato com a Cidasc me traz motivação para aprender a cada dia mais e quem sabe, em um futuro próximo, poder repassar o que um dia me foi ensinado”.
De fato, profissionais que estagiaram na Cidasc há alguns anos puderam obter boas colocações no mercado de trabalho. É o caso da médica veterinária Bethania Damaso, que foi jovem aprendiz e estagiária do Departamento Regional de Canoinhas. Entre tantas atividades realizadas neste período, a fiscalização e vigilância nas granjas de suínos, foi o que despertou seu interesse nessa área de atuação. Atualmente, trabalha na unidade da integradora de Suínos Pif-Paf no município.
Maritza Martins Mansani, engenheira agrônoma do Departamento Regional de Canoinhas e atualmente gestora de Defesa Agropecuária, salienta a importância motivacional e de aprendizado constante com o contato com estes jovens estagiários e futuros brilhantes profissionais. “É muito gratificante para uma profissional já estabelecida no mercado de trabalho ter a satisfação de poder repassar conhecimentos. Traz bons sentimentos, sensação de dever cumprido e de retorno para sociedade, como no meu caso, que sempre estudei em escolas públicas”, afirma Maritza. Ela ressalta ainda a troca enriquecedora com estes estudantes quanto a novas tecnologias, que eles dominam com uma naturalidade incrível.
Os interessados em estagiar na Cidasc devem procurar os departamentos regionais ou os departamentos estaduais nos quais tenham interesse em atuar.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/