Objetivando esclarecer possíveis dúvidas aos interessados, a médica veterinária Franciele Camila Luchese Haag, da Unidade Veterinária Local de Botuverá, ministrou palestra, no dia 23 de junho, aos associados de clubes de tiro da região que poderão atuar como agentes de manejo populacional de Javalis.
O evento foi transmitido em formato virtual e repassou os procedimentos que devem ser seguidos para cadastro, coleta e entrega de amostras pelos controladores, além das regras para transporte da carcaça, tendo como base na Portaria SAR nº 37 e Instrução Normativa DEDSA 001/2021.
De acordo com a médica veterinária Franciele Camila Luchese Haag, entra em vigor em 1º de julho de 2021 a portaria n° 37, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, sobre transporte de carcaças e coleta de amostras de javalis. “Estamos nos antecipando para que todos os controladores estejam treinados e que o processo de cadastramento e retirada de materiais ocorra de maneira tranquila e organizada. O transporte das carcaças era uma demanda dos agentes de manejo”, disse Franciele.
Por se tratar de animais não nativos do país, ou seja, introduzidos na natureza por ação do homem, o controle populacional dos javalis é permitido pelos órgãos de regulação ambiental. Estes suídeos podem albergar o vírus da Peste Suína Clássica e, em determinadas situações, transmitir a doença ao rebanho comercial de suínos do estado, o que justifica o monitoramento da circulação do vírus da PSC nesta espécie.
“A parceria entre os agentes de controle populacional e a Cidasc é instrumento importantíssimo para o monitoramento da condição sanitária dos suídeos asselvajados no Estado”, sendo uma das ferramentas para garantia da manutenção do nosso status sanitário de Livre de Peste Suína Clássica”, relata Franciele.
A Defesa Agropecuária é executada por diversas frentes, não apenas pelo Serviço Oficial. A participação dos produtores, da agroindústria e da sociedade em geral são determinantes para o sucesso de proteção de nossos rebanhos. A parceria entre Cidasc e agentes de manejo populacional é mais um exemplo de integração entre os diversos atores que torna mais robusto o sistema de Defesa Agropecuária de Santa Catarina.
O controle populacional só pode ser feito por agentes de manejo autorizados pelo IBAMA ou Polícia Militar Ambiental. A Cidasc é a responsável também pela capacitação destes agentes, que devem observar as normas previstas na portaria. O curso online é disponibilizado gratuitamente na plataforma ENA Virtual e deve ser refeito pelos agentes que tenham participado de capacitação em anos anteriores, tendo em vista as mudanças da legislação.
Curso de Agentes de Manejo
Para se inscrever, é necessário criar uma conta na plataforma ENA no endereço www.enavirtual.sc.gov.br. Depois, selecionar “Curso de capacitação para agentes de manejo populacional”. O curso ficará disponível durante 30 dias a partir da inscrição e tem carga horária total de 4 horas.
Fonte: Departamento Regional de Itajaí
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/