Imagem: ASCOM/Cidasc

O programa Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi apresentado nesta terça-feira para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. No evento online, foram sugeridas diferentes ações que poderiam ser colocadas em prática de forma conjunta, desde palestras até futuros projetos de pesquisa. Reitores e coordenadores de curso foram convidados a participar de uma aliança pela inovação na área de defesa agropecuária. 

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do programa, Diego Medeiros Gindri, o Sanitarista Acadêmico é inovador e trabalha sob a ótica da saúde única (one health). Ele destacou os ganhos que o trabalho conjunto pode ter na busca de soluções para o setor agropecuário: “Um dos grandes desafios globais é produzir alimentos seguros para bilhões de pessoas, buscando equilíbrio com o meio ambiente”. 

A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo. Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.

Na abertura do evento, o presidente da Cidasc, Plinio de Castro, destacou o envolvimento histórico com ações educativas: “Esse é um trabalho feito a muitas mãos e que faz parte da missão da Cidasc, de promover a educação sanitária”. O presidente lembrou que há muitos anos a companhia desenvolve o projeto Sanitarista Júnior junto às escolas de ensino fundamental, que já atingiu mais de 16 mil estudantes catarinenses. 

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc espera se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo para formar profissionais com mais conhecimento sobre defesa agropecuária. A intenção é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana.

A proposta de parceria foi bem recebida pelos representantes das instituições de ensino. O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, disse que o projeto veio em boa hora e solicitou que a minuta do Sanitarista Acadêmico fosse compartilhada também com os coordenadores dos cursos de graduação. A pró- reitora da Uniasselvi Francieli Stano Torres manifestou interesse em trabalhar com a Cidasc para oferecer cursos de extensão. 

Também estiveram representadas no evento de apresentação do programa a Unibave, por seu reitor Guilherme Valente de Souza; Univali, na figura do reitor Valdir Cechinel Filho; Univille, pelo coordenador do Gabinete da Reitoria, Genesio Krumheu; Uniplac, representada por sua pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Lilia Aparecida Kanan; Unidavi, por seu pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Charles Roberto Hasse; Unesc, na pessoa de seu diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Rubem Klegues Montedo;  Unoesc, por seu pró-reitor de Administração, Ricardo Antonio De Marco; Unochapecó, pela diretora acadêmica Lúcia Chaise Borjes; Estácio, pelo professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Eraclito Meirelles da Silva Júnior; Unifebe, pela assessora da pró-reitoria, Rafaela Knop;

Além do presidente da companhia e do coordenador do programa Sanitarista Acadêmico, outros profissionais da Cidasc acompanharam a apresentação, destacando-se: o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco; e a diretora Administrativa e Financeira, Vanessa Souza Adami do Espirito Santo. Dezenas de outros colaboradores participaram da formulação do programa apresentado nesta terça-feira. 

Outros apoios importantes foram o do secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), Paulo Ivo Koehntopp, e do gerente de projetos da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Alexandre Conceição Neto. Neto é coordenador do programa Agroinovação, dentro do qual o Sanitarista Acadêmico se insere.

Mais informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação – Cidasc
Denise De Rocchi
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/