Foto: Escola Básica Dráusio Celestino Cunha

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Regional de Canoinhas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura iniciou, na manhã de hoje, 13, o Projeto Sanitarista Junior em Major Vieira.

A escola Frei André Malinski, na localidade de Rio Novo, realiza o cronograma de atividades com os alunos do 7º ano do ensino fundamental. Outras 2 escolas da rede municipal de ensino de Major Vieira participam do projeto (Escola Tia Chiquinha e Escola Básica Dráusio Celestino Cunha).

Na primeira aula, as professoras Tayne Semke e Neusa Schumacher distribuíram todo o material didático para os alunos e iniciaram o primeiro capítulo do livro “O que é a Cidasc”. O projeto conta com um livro texto, um caderno de atividades e um livro do professor. Conta ainda com materiais complementares, como revistas em quadrinhos, jogos, tirinhas e vídeos. O material didático foi desenvolvido por profissionais técnicos, com assessoria pedagógica, visando uma abordagem sistêmica, integrada e participativa, alinhados à grade curricular do ensino fundamental, e trabalhados de forma transversal e multidisciplinar.

Foto: Escola Básica Dráusio Celestino Cunha

De acordo com a gestora de Defesa Agropecuária Maritza Martins Manzani, do Departamento Regional de Canoinhas, os professores da rede municipal foram capacitados pela Cidasc para que pudessem implantar o projeto de Educação Sanitária na escola. “A Cidasc, com o seu corpo técnico contribui com o trabalho de educação sanitária, realizando palestras, saídas de campo e atividades extras com base nas ações desenvolvidas na área animal, com apoio da médica veterinária Thaisa Grazielle Radin e na área vegetal com o técnico agrícola Adinan Pereira e eu”.

O Projeto Sanitarista Junior foi elaborado para ser um instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

Desde sua implantação nas escolas catarinenses, o projeto busca incentivar a educação de escolares para cuidar desse patrimônio intangível que é a capacidade de produzir alimentos de qualidade no estado de Santa Catarina, disponibilizando e construindo com os alunos o conhecimento referente à defesa agropecuária, promovendo mudanças cognitivas, proporcionando novos comportamentos a longo prazo, visando a preservação do o meio ambiente em prol do bem comum.  O projeto visa ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros. 

Foto: Escola Básica Dráusio Celestino Cunha

Entre os anos de 2015 a 2020, o projeto esteve presente em mais de 200 escolas catarinenses, formando 13.749 crianças como Sanitaristas Juniores. O projeto permitiu ainda, o desenvolvimento de competências pedagógicas dos colaboradores e o fortalecimento institucional da educação sanitária no órgão catarinense de defesa agropecuária.

As aulas

Foto: Escola Frei André Malinski

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo. Conheça o projeto acessando o link: https://bit.ly/2vKgy8J

Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/