Foto: Ascom/Cidasc

O Queijo Artesanal Serrano da Queijaria Tio Tácio, do município de São Joaquim, recebeu o Selo Arte do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio das iniciativas promovidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp. A obtenção desta certificação permite aos produtores rurais a comercialização de queijos, embutidos, pescados e mel em todo território nacional.

A entrega do Selo Arte ao produtor do queijo artesanal serrano, André Rissi, aconteceu na manhã de terça-feira, 27 de abril. Nos últimos dois anos, ele adequou as benfeitorias da sede da queijaria, localizada na  comunidade Luizinho, às margens do Rio Pelotas, para que a fabricação do produto atendesse a todos os requisitos sanitários para ser certificada. 

O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, destacou o trabalho da família Rissi como exemplo de que é possível os produtores trabalharem dentro da legalidade com queijo feito a partir do leite cru, de forma tradicional: “Vale a pena os produtores avançarem em busca da certificação e investirem em qualidade, porque com certeza vão atingir mais mercados”.  Ressaltou ainda que, para atingir este objetivo, eles terão apoio de todos órgãos técnicos ligados à secretaria, como a Cidasc e a Epagri, além do Mapa, que é parceiro neste projeto.

Foto: Ascom/Cidasc

Também estiveram presentes na entrega o presidente da Cidasc, Plinio de Castro; o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo; a gestora de Defesa Agropecuária de São Joaquim, Beatriz Vieira Paes; o gestor de Defesa Agropecuária de Lages, Yuri Jivago Ramos; e o médico veterinário responsável regional pelo Serviço de Inspeção, Alcenir Alves da Cruz. A prefeitura de São Joaquim foi representada pela vice-prefeita Ana Florêncio de Melo Arruda.

O presidente da Cidasc apontou os ganhos trazidos pela certificação. “O Selo Arte está permitindo cada vez mais que a tradição catarinense na produção de produtos artesanais conquistem o mercado nacional. É um momento muito importante para nós como governo realizar essa entrega. O queijo serrano da Queijaria Tio Tácio é um projeto de família, imagino a longa caminhada feita pela família Rissi. O papel do Governo de Santa Catarina é esse, levar apoio, renda e desenvolvimento ao pequeno produtor rural. Aqui está um produto artesanal carregado de história e sabor e que vai, sem dúvida alguma, fazer sucesso no mercado nacional”, ressalta o presidente Plinio de Castro.

Foto: Ascom/Cidasc

O produtor André Rissi celebra essa conquista. “O nosso queijo tem um saber-fazer preservado pela minha mãe Neiva Rissi, hoje já foi repassado para todos da família que ajudam na elaboração do produto. A nossa receita é unica, o sabor é acentuado pela maturação de até dois anos, o que confere ao nosso queijo um sabor especial, levemente picante e adocicado. A partir de agora, poderemos vender o nosso produto para o Brasil e conquistar novos clientes”, disse.

Os estabelecimentos que produzem produtos de origem animal devem estar registrados no Serviço de Inspeção oficial (municipal, estadual ou federal) para receber a certificação. A Queijaria Tio Tácio está registrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) desde dezembro de 2020.

Concessão do Selo Arte

Para ser considerado artesanal, o produto deve ser individualizado, genuíno e manter as características tradicionais, culturais ou regionais. Além disso, deverá ser regulamentado e reconhecido como artesanal pelo Estado de Santa Catarina.

A Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), é responsável por conceder o Selo Arte aos produtos que atenderem aos requisitos previstos nas normativas estaduais e federais. É importante destacar que a certificação é concedida para o produto e não para o estabelecimento.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/