Foto: Prefeitura de Irineópolis

Representantes da Epagri e Cidasc apresentaram nesta quarta-feira,17, o relatório de atividades desenvolvidas em Irineópolis no ano de 2020. O documento foi entregue ao prefeito Lademir Arcari durante reunião onde também foi debatido o planejamento das ações que devem ser realizadas nos próximos meses no município.

Segundo o relatório de atividades, em 2020 mais de 750 famílias foram assistidas pela Epagri no município. No mesmo ano foram realizadas 2043 assistências com repetição em Irineópolis. Entre as atividades desenvolvidas estão as ações relacionadas aos programas Terra Boa, Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário, a elaboração de projetos de crédito além dos Programas Recupera SC (Ciclone) e Reconstrói SC (tornado), que beneficiaram 76 famílias com recursos para auxílio na reconstrução dos sistemas produtivos e moradias, representando o valor total de R$410 mil. Também foram realizadas ações nas áreas de pecuária leiteira, diversificação da cultura do tabaco, Planorte água e solo/grãos, olericultura, piscicultura, fruticultura e apicultura.

Entre as atividades desenvolvidas pela Cidasc no município está o projeto Sanitarista Júnior, que já formou diversas turmas de alunos da rede municipal. O projeto aborda temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção, e ações voltadas à preservação do meio-ambiente.

O prefeito Lademir Arcari, explica que para 2021 além da continuidade dos programas e projetos já desenvolvidos com sucesso pela Epagri e Cidasc no município, outras ações são planejadas com base nas demandas dos produtores rurais. “ O trabalho realizado por essa equipe já vem fazendo a diferença em nosso município, desde a conscientização de crianças e jovens sobre a otimização de recursos naturais, até as ações que promovem o incremento na produção e renda das famílias da área rural. A reunião realizada hoje foi o início do planejamento de mais ações, baseadas nas demandas das comunidades”, explica o prefeito.

O diálogo deve resultar em projetos específicos para Irineópolis voltados a agregação de valor e diversificação de propriedades. Além disso, deve ser pleiteada a lotação de um médico veterinário para atuar na Cidasc local. Participaram do encontro o gerente regional da Epagri, Daniel Uba, o extensionista da regional da Epagri em Canoinhas, Donato João Noernberg, o engenheiro agrônomo Alex Caitan Skolaude e o extensionista Jair Jung que atuam no escritório local de Irineópolis e a gestora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Maritza Martins Mansani.

Fonte: Prefeitura de Irineópolis

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/