As Unidades de beneficiamento de pescados e produtos de pescados, Cais do Atlântico e Peixaria Souza Ltda, instaladas no município de Laguna, receberam nesta segunda-feira, 23, o certificado de adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), das mãos do médico veterinário e gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Jader Nones.
De acordo com o gestor Jader Nones, aderir ao SISBI significa crescimento econômico para as indústrias, mais visibilidade para os produtos, mais oportunidade de crescimento e a garantia de oferta de produtos catarinenses de qualidade, devidamente regularizados, para todo o Brasil.
A médica veterinária e gestora do Departamento Regional de Tubarão, Angela Zimmermann, enfatiza que os médicos veterinários da Cidasc são parceiros nesse processo, fazendo um trabalho orientativo e de verificação de cumprimento das exigências previstas na legislação. “Nessa certificação ganham todos, desde os empresários até o consumidor final”, destaca a gestora.
Santa Catarina é o maior polo pesqueiro do país. A adesão das Unidades de beneficiamento de pescados e produtos de pescados ao SISBI é a concretização de um importante trabalho realizado pela Cidasc, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e por toda a cadeia produtiva, sendo a certificação um reconhecimento à qualidade, sanidade e à pesca do estado.
Participaram do evento de entrega, também representando a Cidasc, a médica veterinária Margarida Seico Akama Yokemura (Coordenadora da Inspeção da Regional de Tubarão) e o médico veterinário Rafael Moraes (veterinário da Cidasc que atua no Serviço de Inspeção Estadual – SIE).
Sobre o SISBI-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Fonte: Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/