A Epagri inicia nesta quinta-feira, 29 de outubro, um curso on-line sobre produção de mudas de maracujá voltado para fruticultores e técnicos. A capacitação, gratuita, será realizada em oito módulos, um a cada semana, até o dia 17 de dezembro.
O curso vai abordar questões práticas, como a construção de abrigo para a produção das mudas, seleção de plantas e frutos para obtenção de sementes, substratos, embalagens, irrigação, adubação, doenças e pragas. Na parte teórica, serão tratados temas como aspectos legais da produção e comercialização de sementes, além de políticas públicas para investimento em abrigos.
O extensionista da Epagri Diego Adílio da Silva, organizador do curso, explica que produzir as próprias mudas de maracujazeiro traz autonomia e economia para o agricultor, que não precisa adquirir o material a cada safra. “O curso traz todas as instruções para produzir as mudas de acordo com as orientações técnicas preconizadas pela Epagri para evitar a propagação do vírus do endurecimento do fruto”, acrescenta.
Vazio sanitário
O período para produzir as mudas de maracujazeiro vai da segunda quinzena de fevereiro a 31 de julho. Em 1º de agosto termina o vazio sanitário e o plantio é liberado em Santa Catarina. O vazio sanitário foi estabelecido por uma portaria da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural para manutenção da sanidade dos pomares com garantia de alta produtividade.
Como participar
Para se inscrever no curso, basta preencher o formulário disponível neste link. O curso dá direito a certificado para os participantes inscritos que tiverem 75% de frequência e assinarem a lista de presença durante os encontros.
Confira a programação:
O QUÊ: Curso on-line sobre produção de mudas de maracujá
QUANDO: 29 de outubro a 17 de dezembro, em 8 módulos
ONDE: On-line
INSCRIÇÕES: Clique aqui
MAIS INFORMAÇÕES: diegosilva@epagri.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/