Arte: Ascom/Cidasc

No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor; este dia é uma homenagem aos profissionais que trabalham com o cultivo de “produtos da terra”, como frutas, hortaliças e vegetais.

O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país. A profissão vai muito além de colocar um alimento em nossas mesas, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que consumimos em nosso dia a dia.

O papel, a borracha e o lápis que utilizamos, só estão disponíveis porque algum agricultor trabalhou arduamente plantando árvores, como eucalipto e pinus, por exemplo.

O mesmo sentido vale para a roupa que precisa do algodão e seus móveis que precisam da madeira. Todos os produtos de nosso dia a dia têm uma ligação com o agricultor.

Origem do Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor foi criado em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II.

Lei

O decreto de lei n° 48.630, de 27 de julho de 1960, oficializa o dia 28 de julho como “Dia do Agricultor” no Brasil.

O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.

Esta é uma pequena homenagem da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, para todos os agricultores que trabalham com os produtos do Agro catarinense e contribuem com a econômica do nosso Estado.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom