O Padrão Oficial de Classificação estabelece que o Arroz Beneficiado é classificado em 4 subgrupos:
Arroz Integral (que podem ser o Integral, Arroz Vermelho, Arroz Preto);
Arroz Polido;
Arroz Parboilizado Polido;
Arroz Parboilizado Integral.
“Na forma de parboilizado, o arroz concentra fatores de segurança alimentar, extra, por apresentar estabilidade enzimática, formar amido resistente e ser mais rico em fibras, vitaminas e minerais que o arroz polido (arroz branco) convencional”.(AMATO, 2017)
Além disso, tem também vantagens sobre o arroz integral comum, o arroz integral tem curtíssima vida útil em função de alterações oxidativas (devida, principalmente à ação das lipases sobre a gordura, tida como uma das mais rápidas reações na Bioquímica de Alimentos).
O arroz parboilizado não têm aditivos, porque no processo se utiliza somente água potável e calor, obtendo-se mais arroz polido com menos grãos quebrados, produto se conserva por muito mais tempo, no cozimento se mantêm soltinhos.
O índice glicêmico, se relaciona com a velocidade de absorção e digestão de carboidratos pela ação da insulina, do arroz polido é 81 e do arroz parboilizado é 68, quanto mais baixo mais lenta a absorção pelo organismo, este fato é importante para os esquemas de perdas de peso e nas práticas desportivas onde se requer uma liberação lenta e constante de energia, sem os chamados picos glicêmicos. O arroz parboilizado integral e parboilizado polido são mais ricos em amido resistente.
O arroz parboilizado é ainda um alimento mais seguro, praticamente livre de grãos mofados, atacados por insetos, e com um percentual de quebrados bem menor que o arroz polido, e o preço.
Fonte: Amato, 2017 Arroz no programa mundial de alimentação das Nações Unidas
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br