Mês de junho e julho nos recordam as festas juninas e julinas. Nesses meses de festas típicas consumimos muita pipoca, mas você sabe como o milho se torna pipoca?
Para que haja a transformação do grãos de milho duro em pipoca precisa de: calor temperatura em torno de 180º C, e milho pipoca com a película (casquinha) intacta, e umidade do grão em torno de 13,5%. Por isso evite comprar milho pipoca carunchado, trincados, quebrados, porque com certeza se tornarão piruás.
A transformação do milho pipoca, em pipoca, ocorre pelo aquecimento dos grãos fazendo com que a água existente dentro do grão forme uma pressão tão grande que rompe a casca e o amido gelatinizado, em contato com o ambiente se solidifica como uma espuma. É claro desde que a película não permita a saída da pressão antes de atingir a temperatura da explosão.
A classificação vegetal
A classificação de milho pipoca analisa estes defeitos e a capacidade de expansão para definir o tipo. Capacidade de expansão é o volume que o milho pipoca vai ocupar depois de transformado em pipoca. Quanto maior melhor, mas acima de 30 ml/g já é tipo 1, se depois de estourado o volume ocupado pelas 30 gramas de milho pipoca for de 1200 ml isto dará uma capacidade expansão de 40 ml/g, pipoca excelente, equivale a um pacote médio do cinema.
Preparo da pipoca em casa
Na panela precisamos adicionar óleo, porque é um excelente condutor de calor, e não permitirá que o milho queime antes de atingir a pressão para estourar. No microondas não precisa adicionar óleo basta colocar 30 gramas de milho pipoca em um pacote de papel kraft com capacidade de 3,0 kg, dobre a ponta do pacote a 5 cm da abertura, coloque no centro do prato com a dobra para baixo e ligue o forno no tempo para ocorrer a transformação. Cada forno microondas tem a sua potência e tempo ideal, basta fazer alguns testes antes de definir o tempo necessário do seu equipamento. Se for um produto classificado de boa qualidade provavelmente não sobrará piruás. Bom filme…
Fonte: Ezequiel Pelentir – Classificador do Departamento Regional de Campos Novos
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom