Foto: Óscar Olívio de Farias Júnior

Técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), do Departamento Regional de Joinville, médico veterinário Óscar Olívio de Farias Júnior e o técnico agrícola Clóvis Walter, tem ido à zona rural para capturar morcegos hematófagos. Após a confirmação de três focos de raiva na cidade de Joinville no mês de março de 2020, o Departamento reforçou os trabalhos de prevenção.

Segundo o médico veterinário Óscar Olívio de Farias Júnior, entre as ações preventivas, destaca-se a realizada no dia 07 de maio, na Serra Dona Francisca, com vistoria de abrigos, onde morcegos hematófagos foram capturados e controlados.

A raiva é causada por um vírus, que pode acometer a todos os mamíferos. Os trabalhos desenvolvidos pela Cidasc nos focos de Raiva são embasados no Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e tem como objetivo baixar a prevalência da doença na população de herbívoros domésticos (bois, ovelhas, cabras, búfalos, cavalos, entre outros).

Foto: Óscar Olívio de Farias Júnior

Óscar destaca que os agricultores catarinenses são sempre orientados a avisar a Cidasc do seu município quando observarem ataque de morcegos hematófagos nos animais da criação, a ocorrência é frequente nos rebanhos, mas nem sempre observada pelos produtores rurais.

“O ataque de morcegos preocupa produtores e técnicos porque ele pode transmitir o vírus da raiva, doença classificada como zoonose, que acomete animais e humanos. Entre as zoonoses, a raiva é a que mais preocupa os produtores rurais e ao serviço de vigilância agropecuária da Companhia, por ser uma doença comum a todos os mamíferos, e por causar graves prejuízos aos rebanhos, principalmente bovinos, além de ser uma doença de notificação obrigatória”, disse médico veterinário.

Alerta – O agricultor não deve capturar, ou por veneno para matar os morcegos em suas colônias, porque está cometendo um crime ambiental.

A literatura registra mais de 1000 espécies de morcegos no mundo, sendo que mais de 130 já foram identificadas no Brasil, destas somente 3 são hematófagos. Todos os morcegos podem carregar o vírus da raiva, mas para que ocorra a transmissão é necessário o contato da saliva com o sangue. Por isso os morcegos hematófagos, conhecidos popularmente como vampiros, que se alimentam de sangue dos animais, são os transmissores mais frequentes.

Fonte: Departamento Regional de Joinville