Foto: Departamento Regional de Concórdia

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Concórdia realizou, no dia de hoje, 16, fiscalização volante para fiscalizar o transporte e trânsito de animais, agrotóxicos, sementes, mudas, produtos e subprodutos de origem animal.

A ação realizada na BR 153, km 92, do Posto da Polícia Rodoviária Federal de Concórdia, foi coordenada pela equipe técnica do Departamento Regional de Concórdia, formada pela médica veterinária Graziela Pagani do Amarante da Rosa, pelos engenheiros agrônomos Samuel Maccari Redivo e Solano Andreis, e contou com o apoio do policial rodoviário federal Ademir Alves.

Foto: Departamento Regional de Concórdia

De acordo com a médica veterinária da Cidasc de Concórdia, Graziela Pagani, 25 veículos com cargas diversas, entre eles, Frango, suínos, equinos, sementes e mudas) que transitaram pela BR 153 foram abordados. “A atividade faz parte das metas de fiscalização de trânsito agropecuário através de barreiras volantes. Nenhuma inconformidade foi averiguada. Todas as documentações pertinentes às cargas agropecuárias estavam em conformidade com as exigências previstas em legislação”, destaca a médica veterinária.

Santa Catarina conta com 63 barreiras sanitárias fixas nas divisas com Paraná e Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina, responsáveis pela fiscalização de trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal, e vegetal.

Foto: Departamento Regional de Concórdia

As ações de barreira volante vêm sendo constantemente realizadas em todo o estado de Santa Catarina com a finalidade de impedir a disseminação de doenças e pragas. O engenheiro agrônomo Samuel Macari Redivo relata que durante a abordagem, é promovida a educação sanitária . “Motorista bem orientado traz benefícios para o agro e diminui as penalidades por falta de documentação na fiscalização, já que na fiscalização de vegetais e defensivos agrícolas, conhecidos como agrotóxicos, são exigidos a nota fiscal da compra do produto e o receituário agronômico especificando para quê está sendo destinado o defensivo agrícola”, disse Samuel.

As barreiras, segundo os técnicos da Companhia, continuarão por todo o estado e ocorrerão em locais e dias indeterminados.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom