
A Palestra “Nutrindo minhas escolhas”, promovida na última segunda-feira, 09, no auditório da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc central, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, teve como objetivo despertar a consciência na sociedade e nas mulheres que a alimentação saudável é forte aliada da saúde feminina. A ação foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março.
A Cipa age por meio de palestras, fiscalizações e incentivo no cuidado com a saúde e à utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos funcionários. Isso porque a Cipa também é responsável por criar mecanismos que evitem a aparição de doenças provenientes do trabalho entre os funcionários.
Para a presidente da Cipa Marilene Souza Kondrat, a comissão está sempre promovendo eventos que agregam conhecimento. “Aproveitamos a data comemorativa em alusão ao Dia Internacional da Mulher para levar conhecimento e conscientizar as empregadas da Companhia que uma boa alimentação promove benefícios enormes para a saúde e na saúde da mulher a alimentação é ainda mais indispensável, pois está diretamente ligada a prevenção de doenças crônicas como diabetes, e hipertensão e ajuda a melhorar o condicionamento físico, estresse, atenção, disposição, regular o intestino, melhorar e controlar os sintomas da menopausa, sintomas da TPM e enxaquecas”, destaca Marilene.
A Diretoria da Cidasc participou da abertura do evento. A presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, destacou a importância da data para a sociedade que celebra a luta por reivindicação de igualdade dos direitos das mulheres. “Todos os dias devemos celebrar a força e a coragem das mulheres. Fica aqui o meu recado: cuidem do trabalho, mas não esqueçam de cuidar da saúde, da alimentação e da família. Se coloquem em primeiro lugar. Não parem nunca de sonhar e de buscar o melhor para a saúde. Parabéns a todas nós”, salientou a presidente.

De acordo com a palestrante, a nutricionista Rosemeire Romanello, até problemas como ansiedade, alterações de humor e depressão podem ser evitados com uma dieta adequada e hábitos saudáveis de vida. Em qual fase da vida como adolescência, gestação e menopausa a alimentação está aliada com inúmeros fatores positivos que melhoram qualidade de vida feminina.
A dica mais valiosa de acordo com Rosemeire, é comer comida de verdade, saudável, sem modismo, sem restrições desnecessárias. É importante fazer uma reeducação alimentar individual e para isso é importante sempre procurar um profissional habilitado que possa fazer um tratamento adequado. O tratamento deve ser individualizado, nem sempre o que deu certo para uma mulher funcionará com a outra.
Foto: Ascom / Cidasc Foto: Ascom / Cidasc Foto: Ascom / Cidasc
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom