O Programa de Identificação de Bovinos e Bubalinos em Santa Catarina (PIB-SC) é um sistema de identificação e monitoramento que permite, ao serviço de saúde animal, executado pela Cidasc, maior controle e rastreabilidade da produção de bovinos e bubalinos, promovendo a segurança sanitária do rebanho no Estado. Com esta identificação é possível acompanhar toda a movimentação dos animais, saber de qual município e de qual propriedade provém cada animal, onde nasceu e onde foi abatido.

Primeiros animais brincados – Foto: Ascom/Cidasc

Já se passaram 12 anos desde que o então governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron, o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Edson Henrique Veran e o presidente do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, Ricardo De Gouvêa, acompanhado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, do presidente da Comissão de Agricultura do Senado Italiano, Paolo De Castro (ex-ministro da agricultura) e do presidente da União de Importadores de Carnes e Derivados da Itália, Renzo Fossato, se reuniram em Florianópolis, para a solenidade de conclusão da Identificação Individual dos Bovinos e Bubalinos em Santa Catarina.

A presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, relembra que naquela época o Governo do Estado, agroindústria e produtores rurais sabiam que o agronegócio é o setor mais pujante da economia e que Santa Catarina tinha condições de ir mais longe. “Somos um estado pequeno em tamanho, mas grande em produção, a união de esforços fez com que Santa Catarina se tornasse não só exemplo em produção, mas em excelência em sanidade agropecuária”, destaca Luciane.

Profissionais da Cidasc realizando a brincagem dos animais em 2008 – Foto: Ascom/Cidasc

A identificação dos primeiros animais em alguns municípios teve início em 31 de março de 2008, através do projeto piloto e a partir de 19 de maio se expandiu para todo o território catarinense. Nesta etapa foram identificados 4,1 milhões de animais. Através do PIB-SC, a Cidasc realizou em 2008, o cadastro no Sistema Sigen+ de todas as propriedades que possuíam bovinos ou bubalinos e cada um desses animais receberam um brinco e um boton de identificação oficial do Estado, um em cada orelha, com características visuais e eletrônicas. Cada animal cadastrado no sistema de defesa sanitária animal da Cidasc tem numeração compatível com o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), do Ministério da Agricultura.

Brincos – Foto: Ascom/Cidasc

“Além da identificação e rastreabilidade dos bovinos e bubalinos, a Cidasc realiza ainda o controle do trânsito de animais e produtos de origem animal. Contamos com 63 barreiras sanitárias fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e fronteira com a Argentina. Quero chamar a atenção para a importância do trabalho dos profissionais da Cidasc para o setor agropecuário. Continuamente, os profissionais da Companhia realizam inspeções clínicas e estudos sorológicos nos rebanhos, além de dispor de uma estrutura de alerta para a investigação de qualquer suspeita de enfermidade que venha a ser notificada pelos produtores ou por qualquer cidadão”, ressalta a presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi.

A Cidasc conta com o apoio do Icasa nas vistorias dos rebanhos catarinenses e no atendimento a produtores rurais nos Escritórios de Atendimento à Comunidade – EAC.

Produtores rurais acompanhando a brincagem dos animais – Foto: Ascom/Cidasc

A soma destes esforços conduziu o reconhecimento de Santa Catarina como referência internacional pela qualidade de seus produtos e pelo cuidado constante com a sanidade de seus rebanhos. Ano após ano o agronegócio catarinense vem se destacando e ampliando a presença internacional e hoje já responde por mais de 60% das exportações.

Galeria de fotos históricas

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom