Arte: Ascom/Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp, divulga abertura de novas turmas de cursos online na área de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Os cursos de Introdução às Práticas de Inspeção de POA em SC; Inspeção Sanitária de Suínos; Inspeção Sanitária de Bovinos; Inspeção Sanitária de Aves e Inspeção Sanitária de Leite e Derivados serão disponibilizados no site EnaVirtual, com a programação para o primeiro semestre de 2020 e os períodos de inscrição de cada turma.

Entre os objetivos do curso está a atualização e padronização dos processos/procedimentos referentes ao Serviço de Inspeção Estadual – SIE, reforçar a importância da adoção de boas práticas de manipulação e processamento, o domínio dos programas de autocontrole como ferramenta auxiliar na inspeção sanitária, higiênica e industrial dos produtos de origem animal e o aprimoramento das rotinas de verificação oficial e dos procedimentos de inspeção.

Para a médica veterinária da Cidasc Kadigia Pegoraro, os princípios gerais de inspeção dos alimentos seguem a cadeia alimentar desde a produção primária até o consumidor final, estabelecendo as condições higiênicas e sanitárias necessárias para produzir alimentos inócuos e aptos para o consumo. “É importante proporcionar cursos com temas relevantes e rotineiros, que aprimorem e atualizem os profissionais da área da inspeção. O objetivo de todo esse trabalho é formarmos uma equipe coesa e que fala a mesma linguagem. Buscamos o entendimento que alimento seguro é aquele que não oferece perigos à saúde e à integridade do consumidor”, pontua a médica veterinária.

Prazos

Após a efetivação da inscrição, você terá 30 dias para concluir seu curso. Após esse período, o curso ficará indisponível e o certificado não poderá mais ser emitido. O bloqueio no acesso ocorrerá no mesmo horário em que a sua inscrição foi realizada. Os cursos são disponibilizadas para qualquer pessoa que atua na área de alimentos ou afins. A participação é de caráter obrigatório aos médicos veterinários da Cidasc que atuam na inspeção e aos médicos veterinários habilitados que atuam no Serviço de Inspeção em Santa Catarina.

Ampliação

A proposta do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc é de realizar estes cursos durante todo o ano de 2020. As turmas de cursos online iniciaram em 2019, e a proposta é ampliar a oferta e atingir ainda mais profissionais.