Foto: Departamento Regional de Caçador

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Caçador realizou, no dia 06 de dezembro de 2019, a entrega do Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose para duas propriedades rurais do município de Macieira, ambas localizadas na linha Gramado. A entrega do certificado  foi realizada pelo gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti, pelo coordenador regional de pecuária, Ubirajara Capri Muliterno e pela médica veterinária da Unidade Veterinária Local de Macieira, Bianca Ximenes de Abreu.

O ato contou com a presença dos produtores Oides Locatelli, Biasio Favarim, Marciel Maffioletti, Givanildo José Favarim, do prefeito de Macieira, Zelir Citadin; do secretário da Agricultura do município, Luiz Camuzzatto; e do médico veterinário do Município, Jaderson Canalle, que foi responsável pela realização dos testes de diagnóstico dos animais das propriedades.

A médica veterinária da Unidade Veterinária Local de Macieira, Bianca Ximenes de Abreu, em sua abordagem situou os produtores presentes sobre o empenho para alcançar a certificação, os cuidados para a manutenção do certificado e os benefícios da certificação. “A Certificação de Propriedades Livre é feita de forma opcional pelos produtores de bovinos e essas duas propriedades são as primeiras certificadas pelo Departamento Regional de Caçador. O processo cursa com 2 exames de todos os bovinos e bubalinos da propriedade realizados com intervalo de 6 a 12 meses entre os testes.  A certificação agrega valor ao leite produzido e também garante a saúde dos produtores e dos bovinos”, destacou Bianca.

Foto: Departamento Regional de Caçador

O objetivo do programa de certificação é diminuir ou até mesmo erradicar a incidência de casos de Brucelose e Tuberculose bovina e bubalina e certificar propriedades que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário. O Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose certifica a propriedade que cumpre o que estabelece o Artigo 57 do Regulamento Técnico, do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). 

Para o coordenador regional de pecuária, Ubirajara Capri Muliterno, os proprietários só têm a ganhar com a certificação. “Além de não ter perda no rebanho, existe a garantia de um produto “carne e leite” com padrão sanitário diferenciado”, afirma Ubirajara.

Santa Catarina têm mais de 750 propriedades certificadas pela Cidasc, muitas delas requeridas por produtores que estão ganhando bonificação no pagamento do leite. A manutenção do certificado, fica condicionada à realização e apresentação ao serviço veterinário oficial de testes de rebanho negativos para diagnóstico de ambas doenças, com intervalo máximo de doze meses.

O Departamento Regional de Caçador, por meio de atividades de educação sanitária, incentiva os produtores rurais a aderirem ao programa, uma vez que agregam valor ao leite produzido na propriedade, tem a certeza de os animais estão sadios, já que ambas as doenças são zoonoses e podem ser transmitidas aos humanos e outros animais da propriedade.

Como prevenir a doença nos animais?

Para movimentar animais para dentro de uma propriedade o produtor deve exigir que eles possuam exames de brucelose com resultado negativo e dentro da validade de 2 meses. Os machos podem transmitir a doença pela cobertura. 

A vacinação das bezerras não é obrigatória em Santa Catarina devido a nossa baixa prevalência (0,9% de rebanhos infectados). Os outros estados devem vacinar as bezerras pois possuem a prevalência maior que 2%. Em SC, a vacinação com a vacina B19 é proibida, pois induz uma reação cruzada com o teste de diagnóstico da brucelose. Porém, a vacinação com a amostra RB51 é permitida para qualquer propriedade com bovinos. As normas de vacinação em Santa Catarina estão disponíveis na página da Cidasc. A prevenção é sempre a melhor e mais barata forma de controle. 

Fonte: Departamento Regional de Caçador

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom