Foto: Departamento Regional de Campos Novos

Campos Novos tornou-se, de 11 a 13 de fevereiro, palco do maior show de conhecimentos agropecuários do meio oeste. A edição comemorativa de 25 anos do Show Tecnológico Copercampos chega ao final com público recorde de quase 20 mil visitantes. O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Campos Novos participou do evento com estande Agricultura de Santa Catarina, em parceira com a Epagri de Campos Novos.

O público visitante, além de conhecer os lançamentos mais importantes na área de inovação, genética e tecnologia para o agronegócio, puderam conhecer durante três dias, as ações realizadas pela Cidasc em solo catarinense. Hoje, o trabalho dos técnicos da Companhia, em diferentes áreas da empresa, como o Serviço de Inspeção Estadual, Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal e Classificação Vegetal, faz a diferença no agronegócio de Santa Catarina.

De acordo com a gestora de Defesa Agropecuária da Cidasc de Campos Novos, Karen Sandrin Rossi, o dia a dia da atividade no campo nem sempre possibilita a reciclagem de conhecimento por parte do nosso agricultor. “Eventos dessa natureza vieram para ficar na nossa região, eles são importantes pois aproximam o agricultor do conhecimento, da inovação, daquilo que chegou de diferente para ser aplicado na propriedade”, afirma Karen.


Santa Catarina é um estado diferenciado e o agronegócio catarinense vem mostrando a sua força. Hoje o estado é referência internacional pela qualidade de seus produtos e pelo cuidado constante com a saúde de seus rebanhos e suas lavouras.

Karen Sandrin Rossi ressalta que o evento instigou a curiosidade dos visitantes no estande da Companhia. “Aproveitamos o evento para mostrar a força das nossas ações e o diferencial que o nosso trabalho traz para o agro catarinense, com destaque para o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, focando na certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose, trazendo informações para conscientizar o produtor a realizar os exames nos bovinos de sua propriedade. Queremos que o produtor entenda a importância de conhecer o status sanitário do seu rebanho e com isso, gerar mais segurança no trabalho direto com os animais. A certificação da propriedade gera além do ganho econômico na comercialização do leite e dos animais provenientes de propriedades livres, saúde para a sua família”, disse Karen.

Foto: Departamento Regional de Campos Novos


O estande da Cidasc foi um show de oportunidades para a família do produtor. A Classificação Vegetal apresentou vários temas referentes ao trabalho desenvolvido, como Segurança dos Alimentos, com a exposição de alimentos de várias empresas catarinenses que possuem o Selo de Conformidade Cidasc. A maçã catarinense também estava presente. Os técnicos agrícolas da Cidasc Ezequiel Pelentir e Herno Godel, apresentaram um lote de maçã Categoria 1, de acordo com a Instrução Normativa do MAPA nº 5 de 2006.


Um tema que chamou muito a atenção dos visitantes, foi a apresentação das principais sementes tóxicas que podem desclassificar cargas de soja e de milho para exportação,quando presentes na carga ou na amostra analisada. Além das plantas tóxicas comuns na região e que intoxicam bovinos quando presentes na silagem e no feno. A rastreabilidade foi demonstrada através da exposição das etiquetas de produtos com E-origem, e demonstração do código QR.


Para a gestora Karen, a presença da Cidasc em um evento agropecuário como esse é de extrema importância. “Sei que precisamos estar no campo, mas precisamos estar também onde o nosso produtor está buscando conhecimento e apoio para a sua produção. Nos 3 dias de evento, contamos com o apoio de todos os profissionais da Regional de Campos novos, dos engenheiros agrônomos da Regional de Caçador, da veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Regional de Joaçaba e do classificador da Regional de Videira”, disse a gestora.

Fonte: Departamento Regional de Campos Novos

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom