Foto: Rosemberg Tartari

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal publicou no dia 13/12/2019 a Nota Técnica nº 88/2019/DEINP, visando divulgar modificações na plataforma do SIGEN+, referente ao programa Novilho Precoce do estado de Santa Catarina.

A partir do dia 01/01/2020 a tipificação de carcaças bovinas de lotes de novilhos precoces oriundos de Unidades de Exploração Pecuárias (UEP´s) bovinas cadastradas online no programa novilho precoce, bem como o lançamento do valor do incentivo financeiro repassado ao produtor rural deverão, obrigatoriamente, ser lançados na tela “certificado de tipificação de carcaças” disponível no SIGEN+.

Estes registros serão efetuados pelos tipificadores, auxiliares de tipificação e auxiliares administrativos cadastrados na plataforma online pela Cidasc.

Através da otimização na plataforma do Programa, os dados são adquiridos com maior acurácia e celeridade, garantindo eficácia e transparência na obtenção de dados referentes ao Programa. Além disso, os dados serão controlados via sistema, excluindo a necessidade de envio de formulários impressos mensalmente para a Cidasc.

A título de conhecimento somente neste primeiro mês do uso da nova plataforma, foram abatidos 10704 animais, sendo classificados 2317 novilhos precoces e 5723 novilhos superprecoces.

Informações do Programa

O Programa estimula o desenvolvimento da atividade pecuária no estado de Santa Catarina para obtenção de produtos de melhor qualidade, aumento da produtividade e rentabilidade aos produtores rurais, além de estimular o melhoramento dos rebanhos do estado e influenciar positivamente na economia do país.

O programa Novilho Precoce foi instituído pela Lei 9.193, de 28/07/93, e regulamentado pelo decreto 2.908, de 26/05/98. Essa lei estimula a comercialização de novilho superprecoce (idade até 20 meses) e novilho precoce (até 30 meses), que atendam aos parâmetros sexo, maturidade, conformação e acabamento estipulados pelo programa.

A Cidasc realiza a fiscalização das UEPs e abatedouros frigoríficos ligados ao Programa. Os animais classificados no programa ensejam um crédito presumido ao abatedouro frigorífico o qual deve repassar ao produtor rural a título de incentivo financeiro.

Atualmente, o estado conta com 2410 UEPs bovinas, bem como 13 abatedouros frigoríficos cadastrados no programa.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom