O Projeto Sanitarista Junior, desenvolvido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, prevê a introdução transversal do tema da Defesa Agropecuária no Projeto Político Pedagógico das escolas parceiras, para crianças a partir de 9 anos de idade, que cursam o 4º ano do ensino fundamental. 2019 é o quinto ano que o Projeto vem aproximando a Cidasc dos catarinenses e trabalhando a Defesa Sanitária como tema transversal no currículo das escolas do estado. Durante esse ano formamos parcerias 95 escolas de mais de 40 municípios e alcançando 2737 crianças.

As atividades desenvolvidas em 2019 ocorreram em todas as escolas parceiras e contribuiu com as finalidades da educação sanitária, que é compreendida como atividade estratégica e instrumento da defesa agropecuária, com fins de garantir o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral no cumprimento dos objetivos.
Para motivar ainda mais o interesse das crianças pelas ações do projeto, os encontros, além da teoria, envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos, jogos e contato direto com profissionais da área. As aulas são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando outros temas como saúde pública, através do Serviço de Inspeção Estadual – SIE, bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, as ações desenvolvido pela Companhia em diferentes áreas, entre outros. As atividades são ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, juntamente com os professores das escolas.
As aulas
Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.
Sanitarista Acadêmico
Visando o avanço da educação sanitária no Estado, a Cidasc lançou o Sanitarista Acadêmico. O projeto tem a intenção de levar até as Instituições de Ensino Superior palestras de temas específicos da Defesa Agropecuária, tais como doenças de notificação obrigatória, pragas quarentenárias e emissão de receituário agronômico.
Nesse primeiro ano de projeto, a Cidasc formou parceria com 7 Instituições de Ensino Superior para participação na grade de 8 cursos superiores, tais como medicina veterinária, agronomia e zootecnia, alcançando mais de 300 estudantes em Santa Catarina.
Fonte: Patrícia Almeida Barroso Moreira | Coordenadora Estadual de Educação Sanitária
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/