Os laboratórios da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, localizados nos Departamentos Regionais de Joinville e Chapecó, realizam diagnósticos de doenças em animais em apoio aos programas coordenados pelo Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc . O Laboratório de Chapecó que é credenciado ao MAPA para realização de exames de Anemia Infecciosa Equina e Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) para brucelose, também presta serviços à terceiros.

Imagem: Ascom / Cidasc

Em números, os Laboratórios de Diagnóstico em 2019 somam até o momento em torno de 17 mil exames, dentre eles para detecção de Raiva, Tuberculose, Brucelose e Anemia Infecciosa Equina; 

Recentemente, o Laboratório de Chapecó foi auditado pela CGCRE/INMETRO e solicitou a extensão de escopo para realização do Teste de Polarização Fluorescente (TPF), utilizado como teste confirmatório em animais reagentes ao teste AAT ou inconclusivos no teste do 2 Mercaptoetanol; o TPF será muito importante na confirmação dos casos de brucelose em bovinos e na eficiência do saneamento dos rebanhos.

O apoio dos laboratórios também ocorre na triagem de amostras de monitoramento de várias doenças como a influenza aviária, a febre aftosa, a peste suína clássica, raiva dos herbívoros, brucelose e tuberculose, doenças de animais aquáticos e doenças em abelhas. Foram triadas em torno de 19 mil amostras e foram produzidos e distribuídos 385 Kits de meios utilizados para conservação destas amostras colhidas a campo.

A Divisão de Apoio Laboratorial e a Coordenação Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina, através do Edital n° 001/19, autorizou neste ano 3 Laboratórios em Santa Catarina para o diagnóstico de Tuberculose Bovina pela Técnica de ELISA, visando incrementar a vigilância da tuberculose no estado.

As atividades da Defesa Sanitária Animal no estado visam manter a sanidade dos rebanhos e garantir a qualidade dos produtos de origem animal e a saúde única. O apoio laboratorial faz parte desta atividade, sendo ferramenta importante na vigilância de doenças que possam afetar os rebanhos de Santa Catarina.

Fonte: Cláudia Scotti Ducioni Matos | Gestora da Divisão de Apoio Laboratorial

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom