A Divisão de Classificação é uma subárea do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e promove ações que auxiliam as atividades de comercialização, estabelecendo parâmetros de qualidade, mediante normas oficiais de padronização dos produtos vegetais, e, a elevação do padrão de qualidade dos produtos de origem vegetal catarinenses. Este trabalho visa a segurança dos alimentos ofertados aos consumidores nos portos, na importação, exportação e mercado interno, na comercialização de tabaco em folha curado.

Imagem: Ascom / Cidasc

Classificação Vegetal

A classificação vegetal tem por objetivo oferecer produtos nos padrões físicos de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para os consumidores. A Cidasc é o órgão oficial que realiza a classificação vegetal em todo estado de Santa Catarina. A atividade é uma prestação de serviço para produtores, beneficiadores e embaladores de produtos vegetais, tendo como principais produtos classificados: arroz, feijão, maçã e cebola.

A classificação vegetal  atende importação em 4 portos e 1 aduana seca, empresas cerealistas e beneficiadoras de frutas, na qual, de janeiro a novembro, foram classificados 663 mil toneladas de produtos. Subdivididos em:

Mercado interno: 265 mil toneladas de produtos e 1.393 certificados emitidos, entre farinhas, óleos, frutas e cereais (arroz);
Mercado externo: 18 mil toneladas de produtos classificados e 873 certificados emitidos;
 Importação: 379 mil toneladas de produtos e 8.771 certificados emitidos.

Capacitações para Técnicos em Classificação Vegetal

Após a contratação de novos classificadores, o Divisão realizou curso de habilitação em classificação vegetal, legislação e habilitação em classificação de malte para 13 novos técnicos com a supervisão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para encerrar a grade de cursos, foi realizado o curso de classificação de tabaco em folha curado no município de Araranguá.

“Estamos satisfeitos com os resultados alcançados com os cursos. Concluímos a habilitação de novos classificadores. Os cursos que vem de encontro com as necessidades da área, possuem alto índice prático, com envolvimento dos profissionais em vários eventos e programações. Nossa avaliação é extremamente positiva”, destaca Valdirene Bizolo Sommer, gestora da Divisão de Classificação.

Selo de Conformidade Cidasc – SCC

A equipe do SCC ampara 33 empresas em diversos segmentos de processamento de alimentos como, cereais, farinha de mandioca, polvilho azedo, conserva de palmeiras, alhos, maçã, banana e produção primária. Por adesão voluntária, presta consultoria na elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação – MBPF, Manual de Boas Práticas Agrícolas – MBPA e Procedimentos Operacionais Padronizados – POP’s, tornando os processos padronizados e os produtos seguros para os consumidores. Após o término da consultoria a empresa é auditada e se cumprir os requisitos pré estabelecidos é certificada, a certificação é renovada semestralmente através de auditorias.

“O SCC visa adequar os processos de fabricação com base na legislação pertinente, elevar a segurança dos produtos de origem vegetal e oferecer condições para melhoria contínua aos estabelecimentos do agronegócio e agrofamiliares de Santa Catarina”, destaca a gestora da Divisão, Valdirene Régia Bizolo Sommer.

Ao todo são 11 empresas certificadas pelo Selo, colaborando para tornar os produtos catarinenses melhores e fortalecendo as marcas comerciais, mantendo o Estado de Santa Catarina como modelo na produção de alimentos seguros.

Para participar ou solicitar mais informações

Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da Companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.

Fonte: Valdirene Régia Bizolo Sommer | Gestora Estadual de Divisão de Classificação Vegetal