Foto: JMais

51 alunos das escolas Frei André Malinski, Dráusio Celestino Cunha e Tia Chiquinha receberam seus certificados

Na manhã de terça-feira, 3, foi realizada no Centro Comunitário de Major Vieira, a formatura de 51 alunos participantes da primeira turma do Projeto Sanitarista Juniorque teve início em março deste ano nas escolas Frei André Malinski, Dráusio Celestino Cunha e Tia Chiquinha.

O Projeto Sanitarista Junior é uma parceria com o governo estadual através da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, que tem  como objetivo promover a mudança do comportamento e atitudes, por meio da sensibilização e do compartilhamento das responsabilidades, às ações da defesa agropecuária. Os alunos e professoras receberam material didático, livro texto e caderno de atividades, compostos de 14 capítulos, e fizeram uma visita de campo na propriedade do produtor rural Evanir Krauss.

Foto: JMais

As professoras Elizabete Regina Becker, Tayne Elvira Senke e  Neuza Schumacher, desenvolveram as aulas, assessoradas pelos agrônomos e veterinários da Cidasc e da Secretaria Municipal de Agricultura, que auxiliaram nas palestras, trazendo muito conhecimento aos alunos.

A formatura contou com a presença de autoridades na área da Educação e profissionais da Cidasc e da Secretaria Municipal de Agricultura. Além da entrega de certificados, foi apresentado um vídeo, produzido pelo secretário escolar Adriano Bilinski, com as atividades realizadas pelos alunos das três escolas. Houve a apresentação musical em vídeo com as alunas Heloisa e Ana Lara do 5.° ano da escola Municipal Tia Chiquinha, com a canção: Filhote do filhote (Carrossel 2012). Dentre os trechos da música Moro numa linda bola azul, que flutua pelo espaço e  Pensa no filhote do filhote que ainda vai nascer, emocionou os presentes, com a linda homenagem ao Meio Ambiente.

Foto: JMais

As alunas Nicoli e Monique Ruthes Alves de Lima do 4.º da Escola Tia Chiquinha, a aluna Fernanda Kondras do 6.° ano da Escola Frei André Malinski e o aluno Erick Gabriel Becker do 6.° ano da Escola Dráusio Celestino Cunha, deram seus relatos da experiência, socializando com os presentes as vivências de aprendizado com o Projeto Sanitarista Junior.

As professoras Neuza Schumacher, Elizabete Becker e Tayne Elvira Senke, relataram que trabalhar o Projeto Sanitarista Junior, paralelo aos conteúdos da Diretriz Curricular, foi uma experiência profissional valiosa e enriquecedora.

A engenheira agrônoma da Cidasc, Maritza Martins Mansâni, falou emocionada parabenizando todas as pessoas envolvidas e acrescentou que cada município coloca sua identidade quando assume o projeto, e que estava muito feliz com os resultados apresentados na manhã do dia 3. Disse ainda que a Cidasc continua à disposição para novas parcerias em 2020.

Foto: JMais

Laercio Sobczak, secretário Municipal de Educação, agradeceu a parceria firmada entre Secretaria de Educação, Cidasc e Secretaria de Agricultura, aos profissionais comprometidos que desenvolveram este trabalho, enfatizando quanto ao Projeto Sanitarista Junior acrescentou no aprendizado dos alunos, na vida deles e de suas famílias. A cerimônia foi encerrada com a belíssima apresentação da Abelha Abelhuda e da Abelhinha, personagens presentes no conteúdo do Projeto.

Fonte: JMais