Foto: Cidasc – Departamento Regional de Concórdia

Neste Final de Ano o Departamento Regional de Concórdia completou cinco anos da implantação do Projeto Sanitarista Júnior nas duas Escolas Municipais de Arabutã: Grupo Escolar Paulo Freire – GEPF, no Bairro Nicolau Petry e Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela – NEMNE; e um ano da implantação do Projeto na Escola Núcleo São Rafael, em Seara!

Foto: Cidasc – Departamento Regional de Concórdia

Foram realizadas as Aulas de Revisão, com aplicação do Pós-testes e entrega dos Certificados e presentes para as Crianças e Professoras, Coordenadoras Pedagógicas, Diretoras e Secretárias Municipais de Educação, Participantes do Projeto.

Na Escola Núcleo São Rafael, de Seara, participaram alunos de diversas localidades do Interior, bem como no Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela, de Linha Nova Estrela, Arabutã. Já no Grupo Escolar Paulo Freire, no Bairro Nicolau Petry, foram atendidas crianças da área urbana de Arabutã.

Ao longo de 2019, os alunos e Professoras demonstraram interesse e alegria na participação das aulas e palestras, ministradas por Colegas do DR de Concórdia, engajados ao compromisso de levar a Educação Sanitária, com dedicação e carinho: ademilson da Silva e Valdecir dos Santos (Administrativos e Palestrante), Engenheiros Agrônomos Daniel Canabarro (Palestrante e Gestor do DR de Concórdia) e Samuel Maccari (Palestrante), bem como pelas Médicas Veterinárias Fernanda Z. Fontana e Dahianne Leia Becker, Palestrantes.

Nas aulas de encerramento do Projeto as crianças realizaram os Pós-testes e receberam os Certificados de Sanitarista Júnior. Foram distribuídos presentes e doces.

Em Seara, participaram do Projeto a Professora do quinto ano Mariza Vanuza Zago Pelisson   e a Diretora Mariene Benetti.

Em Arabutã, no NEMNE participaram Cléia Luciane Schatz de Castro – Diretora Escolar; Dirlete Marlei Berner – Coordenadora Pedagógica e Professora do quinto ano, Caroline Cristine Kussler.

No GEPF, de Arabutã, participaram a Secretária Municipal de Educação, Sra.

Foto: Cidasc – Departamento Regional de Concórdia

Edenice C. R. Patzlaff, a Diretora Marlene Weimer Wiltgen, a Coordenadora Pedagógica Rúbia Cristina Patzlaff Kiekow e as Professoras do 5º anos: do período matutino Leandra Christina Coldebella  e do período vespertino Rosane Dall’Agnol Arend, acompanhada da Auxiliar de turma Magáli Cristina Laux Fassbinder.

As Professoras foram essenciais no desenvolvimento do Projeto nos Municípios de Arabutã e Seara, aproximando a Cidasc das Comunidades Locais e já demonstraram interesse na continuidade do Programa em 2020!

Foto: Cidasc – Departamento Regional de Concórdia

Os Profissionais participantes do Projeto Sanitarista do DR de Concórdia sentem-se honrados pela oportunidade de levar informações educativo-sanitárias de relevância para a preservação da Saúde Pública Regional e agradece à Equipe de Educação Sanitária da Empresa pela Assessoria permanente, seja por meio de materiais educativos, bem como pela formação continuada dos Colegas, na área Pedagógica, essenciais ao sucesso deste Projeto que, pela relevância, tornou-se um Programa Abrangente  e Consistente!

Fonte: Cidasc – Departamento Regional de Concórdia – Fernanda Zordan Fontana