Foto: Samara Graciolli / Estação FM

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, comemorou 40 anos em Santa Catarina no dia 27 de novembro. Para celebrar a data, a regional de São Lourenço do Oeste reuniu os alunos da Escola de Educação Básica Rui Barbosa, de Formosa do Sul, que fazem parte do Projeto Sanitarista Junior em 2019 para a última aula do ano. Esta porém, foi uma aula diferente, realizada no auditório da AMNOROESTE. Na oportunidade eles também conheceram o escritório regional da Cidasc.

Milton Kasper, médico veterinário e coordenador do programa na região de São Lourenço do Oeste, explicou que este foi o 11º encontro e que os jovens aprenderam muitas lições durante o decorrer do ano. “É um desafio que tem tido sucesso com a participação ativa dos alunos. E os professores que atuam nesta escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do programa, por isso eles também aprendem e são muito importantes”.

O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, e há cinco anos acontece na região de São Lourenço do Oeste.

As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Foto: Samara Graciolli / Estação FM

Kasper adiantou que no ano de 2020 o projeto Sanitarista Junior deverá ser realizado na Escola de Educação Básica São Bernardino.

Relato de experiências
Um dos médicos veterinários mais antigos do Estado de Santa Catarina é de São Lourenço do Oeste. Dr Leo Silveira – popularmente conhecido como Dr Leo – esteve presente na celebração desta quarta-feira (27). Ele contou um pouco da sua história junto à Cidasc e falou dos mais de 59 anos de profissão. “ Muita coisa mudou, a tecnologia evoluiu muito, na minha época era tudo mais burocrático, mais difícil, mas, o amor pela medicina veterinária continua o mesmo”, destacou.

Foto: Samara Graciolli / Estação FM

Fonte: Samara Graciolli / Estação FM

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom