Simulado realizado em campo – Foto: Roberta Vieira

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou, entre os dias 26, 27 e 28 de novembro de 2019, na cidade de Corupá – SC, o 2° Exercício Simulado de Emergência Fitossanitária no estado de Santa Catarina, com o tema o Mal do Panamá raça 4 tropical (Foc R4T) na cultura de banana.

O Mal do Panamá raça 4 tropical (Foc R4T), causado pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. Cubense raça 4 tropical é uma doença que ataca bananais e foi detectada recentemente na Colômbia. Trata-se de uma das doenças mais destrutivas e temidas na cultura. Além da bananeira, o fungo ainda tem como hospedeiros alternativos helicônias e algumas espécies de plantas daninhas.

O fungo, atualmente, é classificado como praga quarentenária ausente no Brasil, ou seja, trata-se de uma espécie que não ocorre no território brasileiro, o que mostra a importância da realização de um Exercício Simulado de Emergência Fitossanitária.

Bananicultores, especialistas e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, pesquisadores da Epagri e de órgãos de seis estados participaram de simulado realizado pela Cidasc para testar e avaliar os procedimentos a serem adotados em casos suspeitos da entrada da praga Fusarium oxysporum f.sp. cubense raça 4 tropical (FOC R4T), que afeta a produção de bananas.

Profissionais que participaram do Simulado – Foto: Fabiana Alexandre Branco

“O evento teve como objetivo preparar os profissionais do serviço oficial, bem como do setor produtivo para, juntos, adotarem ações organizadas no caso de introdução de novas pragas no estado, minimizando perdas econômicas e preservando o patrimônio fitossanitário catarinense”, destaca o gestor do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees.

As simulações, realizadas em campo, envolveram bananicultores locais, com a participação de pesquisadores da Epagri e do especialista da Embrapa, Miguel Dita, técnicos do Mapa e dos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária da Bahia, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom