Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Joinville realizou na última quinta-feira, dia 14, uma aula prática com os alunos do Projeto Sanitarista Júnior do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees de Corupá, na Cabanha Rancho Bom, em Schroeder. O tema da prática foi Bem-Estar Animal e os alunos tiveram contato com bovinos, suínos, aves, ovinos e equino.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

A aula foi conduzida pelos médicos veterinários da Unidade Veterinária Local – UVL da Cidasc de Jaraguá do Sul, Luiz Felipe Crispim Lourenço e Liege Cantelli e a propriedade foi cedida e organizada pelo senhor Clélio Nevio Baggenstoss, produtor rural e proprietário da Cabanha.

Segundo o produtor, a aula prática é importante para a Educação Sanitária, “Cria uma noção de como é a lida e o manejo desses animais, mostrar o cuidado e o respeito, tornando todos os seres humanos melhores com valores e conhecimentos aprimorados.” Ressaltou Clélio.

No município de Corupá o Sanitarista Júnior vem sendo desenvolvido na EMEF Francisco Mees nas turmas de 5° e 6° ano pelo médico veterinário da Cidasc Luiz Felipe Crispim Lourenço. As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar como parceiras da Cidasc nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

Projeto Sanitarista Junior

O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.

As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.

O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Joinville