Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Tubarão realizou na última terça-feira, dia 05, um treinamento do Serviço de Inspeção Estadual – SIE. A ação, que aconteceu no auditório do DR de Tubarão, tratou assuntos técnicos de interesse das indústrias e do Serviço Oficial.

A médica veterinária da Cidasc responsável pelo SIE no DR de Tubarão, Margarida Yokemura, ministrou sobre a importância da implantação dos Programas de Autocontrole, que está normatizada (em atendimento / cumprimento) através da portaria SAR 09/2019 e Instrução de Serviço Cidasc 003/2019, e apresentou os resultados laboratoriais das análises fiscais e de monitoramento para avaliação da conformidade dos parâmetros microbiológicos e físico-químicos dos produtos de origem animal e água obtidos na região nos últimos anos.

A médica veterinária responsável pela Coordenação Estadual de Inspeção de Leite e Derivados, Alexandra Reali Olmos, fez uma apresentação sobre as normativas federais do leite, IN 76 e 77/2018, e dirimiu dúvidas relativas ao assunto.

A execução das referidas normativas visa, entre outros, a implementação de boas práticas agropecuárias, plano de qualificação de fornecedores de leite, organização e higiene da coleta e transporte de leite, análises periódicas do leite fornecido pelos produtores às indústrias, sanidade do rebanho leiteiro e a qualidade diária do leite cru refrigerado internalizado nas indústrias.

Estavam reunidos responsáveis técnicos, inspetores e representantes de 9 das 14 empresas de leite e derivados registradas sob o Serviço de Inspeção Estadual no Departamento Regional de Tubarão, demonstrando seu comprometimento e seriedade frente a importância dos assuntos abordados.

Reuniões entre representantes e colaboradores das indústrias, responsáveis técnicos, médicos veterinários habilitados e médicos veterinários do serviço oficial são de grande valia para
ajustes de procedimentos e ações, visando o interesse comum: produção de alimentos seguros e com qualidade!

Fonte: Alexandra Reali Olmos, médica veterinária responsável pela Coordenação Estadual de Inspeção de Leite e Derivados  | Departamento Regional de Tubarão