Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó

Na última quinta-feira (10) a médica veterinária Raquel Dettmer Schardong, lotada na Unidade Veterinária Local – UVL de Maravilha, realizou atividade sobre Sanidade Apícola na EBM Agropecuária Demetrio Baldissareli, localizada no Distrito de Marechal Bormann – município de Chapecó / SC. A escola é parceira no Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola – Cidasc e desenvolve o projeto regularmente em uma turma de 6º ano. Na ocasião do evento a coordenação da escola teve a iniciativa de reunir as turmas do 6º e do 7º ano para participarem da palestra da veterinária.

A médica veterinária Raquel Dettmer Schardong, responsável regional pela sanidade apícola, falou sobre a diferença das abelhas com ferrão (Apis mellifera) e das abelhas sem ferrão (Jataí, Mirim, Mandaçaia, entre outras), o ciclo de vida destes insetos, as atividades desenvolvidas por cada integrante da colméia, bem como sobre todos os produtos que as abelhas fabricam.

A palestra abordou temas como a consequente diminuição das populações de abelhas, tendo em vista as diversas doenças que as acometem. Devido a má utilização corrente de agrotóxicos nas lavouras, colméias inteiras acabam morrendo e deixando de exercer o importante papel de polinização inerentes as abelhas.

Não existe tratamento para as abelhas já que todo e qualquer medicamento deixaria resíduo no mel.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de mel do país e conta com quase dez mil apicultores

A safra 2017/18 foi de 5,5 mil toneladas em 315 mil colmeias. Vale ressaltar a importância das abelhas para a saúde humana e sua inigualável atividade de polinização.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e degustar alguns produtos derivados da apicultura. A médica veterinária ofereceu pólen, própolis, mel de Apis mellifera, mel de Jataí e, ainda, mel no favo. A degustação de mel no favo foi o ponto forte da atividade, onde os alunos ficaram admirados com a perfeição da construção daquela estrutura e com a sensação de poder saborear o mel no local de sua produção.

Acreditamos que atividades como esta devam ser cada vez mais desenvolvidas e fomentadas para que possamos formar adultos mais conscientes e responsáveis com a natureza e meio ambiente.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó