Foto: Odair José Mantoanelli – Técnico Agrícola | Departamento Regional de Joinville

Foto: Odair José Mantoanelli – Técnico Agrícola | Departamento Regional de Joinville

Alunos do 5º ano da Escola Padre Bruno Linden, do município de Massaranduba, realizaram ontem, dia 30 de setembro, uma visita na propriedade agroecológica Jardim dos Morangos, localizada na cidade, onde é feito cultivo orgânico de couve, brócolis, pitayas e de morangos produzidos em cultivo protegido. A propriedade está inserida no Projeto Viva+Massaranduba, projeto municipal cujo foco é fomentar o turismo rural. Toda a produção da propriedade é destinada a merenda escolar.

Os 32 alunos do 5º ano, que participam do Projeto Sanitarista Junior participaram da atividade de saída de campo promovida pelo técnico agrícola da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Odair José Mantoanelli, e puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.

Segundo Odair José Mantoanelli, a aula de campo foi acompanhada também pelas professoras da turma. “Aproveitamos a oportunidade para conhecer toda a propriedade e visualizar através de um microscópio a estrutura do tecido vegetal. As crianças aprenderam como é a produção de adubo orgânico utilizado na propriedade, a diversidade de espécies e a circulação de animais, produtos para merenda escolar e as Plantas Alimentícios Não Convencionais, os chamados PANCs – espécies de plantas que fazem parte de uma seleção ainda pouco difundida, mas com um enorme potencial nutritivo”, disse.

Foto: Odair José Mantoanelli – Técnico Agrícola | Departamento Regional de Joinville

As crianças foram recebidas pela proprietária Zenita Ranghetti Deretti que explanou sobre o sistema de produção orgânica, irrigação, tratos culturais, colheita e cuidados essenciais para obter um produto de qualidade.

Para as crianças foi uma grande diversão. Esse contato com a produção de alimento desperta em todos uma grande curiosidade. A intenção da visita é mostrar na prática atividades do meio rural”, destaca a proprietária Zenita.

Santa Catarina é um dos maiores produtores de alimento do país. Para o técnico agrícola da Cidasc Odair, a maioria das crianças sabem que os alimentos que chegam a sua mesa, são comprados em supermercados. Mas, existe outro lado, muito importante, para aprender: como é o planejamento da produção, o plantar, o colher e a venda do produto. “Oportunizar para as crianças o contato com a terra, a fim de despertar o interesse para o cultivo da sua própria alimentação é muito prazeroso”, conclui Odair.

Projeto Sanitarista Junior

O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.

As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo. As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.

O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

Confira as fotos da visita dos alunos:

Fonte: Odair José Mantoanelli – Técnico Agrícola | Departamento Regional de Joinville

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom