Foto: Departamento Regional de Criciúma

Na última quinta-feira, 26 de setembro, a Cidasc de Siderópolis, através do Projeto Sanitarista Junior, em parceria com Prefeitura Municipal, levaram os alunos do 5º ano da EEB Miguel Lazzarin, acompanhados da professora Gladys Cesa Rovaris, diretora Dalvani Baesso e médica veterinária da Cidasc Giovanna Hermann, para conhecerem a indústria de mel Prodapys em Araranguá. A empresa possui o maior projeto de produção de mel orgânico do mundo, se destaca também como maior exportador nacional do produto.

A turma foi recebida pelo Senhor Célio Hercílio M. da Silva, diretor de exportação da Prodapys. Célio repassou muito dos seus conhecimentos sobre as abelhas e produção de mel, própolis, cera e geleia real, desafiando as crianças com perguntas e despertando o interesse das mesmas sobre a apicultura.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de mel do país e conta com quase dez mil apicultores. A safra 2017/18 foi de 5,5 mil toneladas em 315 mil colmeias. Atualmente 42% do mel produzido no estado é considerado orgânico.

Para a médica veterinária da Cidasc Giovanna Hermann, a visita consiste em ferramenta importante para oxigenar os alunos, através da troca de experiências e de construção coletiva do conhecimento.

Foto: Departamento Regional de Criciúma

Para finalizar a visitação, os alunos puderam visualizar na prática etapas importantes da cadeia produtiva apícola: o trabalho de algumas espécies de abelhas até o produto final, onde realizaram a degustação de balas e de diversos tipos de méis na lojinha da Prodapys.

A atividade prática teve excelente repercussão entre os alunos, facilitando a assimilação do conteúdo visto em sala de aula. “Estamos sempre buscando novidades para realizar as saídas de campo com os alunos. Contamos sempre com a parceria das escolas e dos diretores. Todos acompanham as atividades. A Prodapys nos recebeu muito bem, só temos que agradecer por termos empresas que se preocupam com o futuro das nossas crianças e nos abrem as portas para que eles possam ampliar os conhecimentos em educação sanitária”, ressalta Giovanna Hermann, médica veterinária da Cidasc de Siderópolis.

Fonte: Giovanna Hermann – médica veterinária da Cidasc de Siderópolis – Departamento Regional de Criciúma