Foto: Ascom / Cidasc

Nesta segunda feira (16) no escritório central da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc em Florianópolis, a Presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, comandou a cerimônia de posse da nova equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA gestão 2019/2020.

A presidente ressaltou a importância do trabalho realizado pela CIPA seja na Central e nos Departamentos Regionais, e expôs a importância do trabalho de prevenção aos acidentes e o compromisso da equipe em observar e preservar o bem estar no local de trabalho, bem como, proporcionar eventos que abordem os temas relevantes de acordo com as necessidades dos grupos de trabalho. Luciane ainda agradeceu os integrantes da gestão anterior que teve como presidente, Ângela Specialski Silveira e como vice-presidente, Adriane Klamt a e demais membros: Leonardo Antunes, Alexandre de Oliveira Dias, Círio Vieira, Fenanda Schmitz, Carlos Roberto Capela Júnior e o secretário Rodrigo Martins Carolo.

Por fim, desejou boa sorte e disponibilizou apoio a nova gestão que se inicia e que tem como Presidente a Srª Marilene de Souza Kondrat e membros Alexandre da Silva Coelho, Gledson Ferreira de Ramos, Fabiane dos Santos, Fernando Pöttker, Círio Vieira, Adriane Klamt e Guilherme Falcão Ferreira.

São funções da CIPA

A CIPA possui uma série de atribuições previstas em lei. Em linhas gerais, o trabalho da comissão consiste em mapear os riscos presentes no ambiente de trabalho e elaborar um plano que viabilize ações preventivas de acidentes e eventuais problemas para a saúde. A CIPA deve propor soluções para problemas recorrentes no dia a dia da empresa, relacionados à saúde e à segurança do trabalhador e organizar e aplicar a SIPAT.

SIPAT

A SIPAT é uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, onde toda a empresa que tem uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, organiza uma semana especial com foco em mostrar e conscientizar os funcionários sobre quais são os atos de segurança necessários nos locais de trabalho que podem ser fundamentais para a realizações dos trabalhos de forma normal.

O seu objetivo primordial fazer com que as pessoas responsáveis pela empresa, com cargos de chefias, ou que atuam no segmento de segurança do trabalho (integrantes da CIPA e etc), possam perceber a necessidade de se manter sempre viva na mente dos funcionários as diversas questões que envolvem a segurança do trabalho.

Para que os colaboradores possam executar suas tarefas todos os dias de modo conciso sem acidentes, é necessário mostrar todos os procedimentos corretos de segurança, como o uso correto das máquinas, compreender normas e legislações vigentes, quais os cuidados em manusear alguns produtos e etc.

Justamente por isso, toda empresa que preza pela qualidade do serviço de seus funcionários, e leva em consideração a segurança como fator primordial para o sucesso das ações dentro da empresa, sabe que a participação junto ao SIPAT é fundamental para que todo o processo profissional seja feito da forma mais perfeita possível, livre de acidentes que podem acontecer se não forem tomadas as medidas corretas.

Sendo assim, o SIPAT é mais uma ferramenta útil para que cada ocorra cada vez menos acidentes dentro do âmbito profissional, atualizando os colaborares sobre qual a melhor forma de atuar na sua área, gerando segurança e estabilidade.

Fonte: Grupo Saúde e Vida / CIPA

Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc