Foto: Departamento Regional de São Lourenço do Oeste

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Lourenço do Oeste realizou um monitoramento em abrigos de morcegos nos municípios de Quilombo e Campo Erê. Ao todo foram capturado 19 morcegos da especie Desmodus Rotundus em Quilombo, em Campo Erê foi realizado capturas em 4 propriedades, em todas as capturas, foram reservados morcegos para enviar ao laboratório.

Esse tipo de ação realizada pelos médicos veterinários da Cidasc, Sandro Volnei Rebelatto, Odirlei Facchi e Milton Kasper são importantes para controlar a população no local e verificar a ausência ou presença do vírus da raiva no abrigo inspecionado.

O DR de São Lourenço do Oeste constatou um aumento expressivo no número de denuncias realizadas, esse aumento se deu devido uma série de palestras executadas pelos profissionais da Cidasc para as equipes de saúde dos municípios. Os agentes de saúde levam materiais informativos da Cidasc sobre a raiva e incentivam os produtores a notificar a Companhia em caso de ataques por morcegos.

Morcegos

Os morcegos são transmissores da raiva, portanto jamais coloquem a mão em um morcego mesmo que ele esteja imóvel e aparentemente morto. Ele pode estar doente e, ao ser tocado, morder, pois é assim que ele se defende. O morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus é o responsável pela transmissão da doença para os herbívoros.

O médico veterinário e responsável pelo Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros, Fábio de Carvalho Ferreira, ressalta que as demais espécies de morcegos hematófagos e não hematófagos são protegidos por lei e seu manejo e controle caracteriza crime ambiental. Por isso, somente profissionais capacitados, do Serviço Veterinário Oficial – SVO, podem intervir em colônias de morcegos em área de risco para a raiva, porque são capazes de diferenciar as espécies de morcegos em um abrigo”.

Raiva

A raiva é uma doença fatal que acomete todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. A doença, que é transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres ataca o Sistema Nervoso Central (cérebro), causando mudança de comportamento, paralisia e por vezes agressividade.

O animal doente elimina o vírus da raiva pela saliva. Por isso não devemos colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa. Cães, gatos e animais silvestres transmitem a doença pela mordida.

Em caso de acidente com um desses animais procure um hospital ou posto de saúde mais próximo, relate o ocorrido e exija o tratamento adequado.

ATENÇÃO! Nunca tente capturar um morcego, chame um profissional capacitado para removê-lo adequadamente.

Fonte: Departamento Regional de São Lourenço do Oeste
Fone: (48) 36657037