Os médicos veterinários da Companhia integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Fernando Bilinski, Carlos César Mascarenhas e a médica veterinária, Carolina Grasel Jack, apoiados pelo gestor do Departamento Regional de Mafra, Valdecir Munhoz, realizaram a fiscalização da feira agropecuária 5º Leilão Genética Planalto Norte, ocorrido no dia 27 de julho, no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, em Mafra/SC. Em destaque, 30 Reprodutores, 10 Matrizes, raças: Simental, Simbrasil, Charolês e Limousin, 400 terneiros e terneiras (Cruzamento Industrial).
O controle da movimentação de animais destinados aos eventos agropecuários é uma das competências da Cidasc. É uma ação complementar ao trânsito animal e as demais atividades de fiscalização no transporte.
Para o médico veterinário da Cidasc, Fernando Bilinski, eventos agropecuários reúnem em um recinto animais de diversas procedências, representando um risco de transmissão e disseminação de enfermidades, causando prejuízos econômicos ao setor. “Animais sadios quando aglomerados em um evento que está autorizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, e foi fiscalizado, não representam risco de disseminar enfermidades, quando retornarem à sua origem”, destaca Bilinski.
Os profissionais da Cidasc acompanharam a recepção dos animais, conferiram a documentação de trânsito e exames de brucelose e tuberculose. Esse trabalho garante a sanidade dos animais que foram vendidos para reprodução e para engorda, contribuindo com a evolução genética do rebanho bovino da região. Após a participação no evento agropecuário, o responsável pelo transporte deve providenciar junto ao médico veterinário habilitado a Guia de Transporte Animal – GTA para realizar o retorno dos animais, este documento deve acompanhar o transporte dos animais da saída do evento até a propriedade de destino.
O gestor do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, Valdecir Munhoz, destaca que todos os eventos agropecuários de Santa Catarina precisam de autorização. Isso vale para exposições de animais, leilões, torneios de laço e rodeios de qualquer município. “Todo evento deverá ser informado com antecedência a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural para a adoção das medidas cabíveis relacionadas ao controle sanitário e de trânsito animal, Os organizadores devem prestar muita atenção aos prazos para solicitar a autorização na Cidasc: 30 dias para eventos municipais; 60 dias para eventos regionais e 90 dias para eventos internacionais”, afirma Munhoz.
Fonte: Departamento Regional de Mafra
- Foto: Departamento Regional de Mafra
- Foto: Departamento Regional de Mafra
- Foto: Departamento Regional de Mafra
- Foto: Departamento Regional de Mafra
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom