Foto: departamento Regional de Blumenau

O Departamento Regional da Cidasc de Blumenau, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pomerode, através das Secretarias de Educação e Agricultura, promoveram no mês de Junho, saída a campo com os alunos do sexto ano das Escolas de Educação Básica Professora Noemi Schroeder e Professor Vidal Ferreira, as quais participam do Projeto de Educação Sanitária Agropecuária, Sanitarista Júnior.

Os alunos da Escola Profª Noemi Schroeder realizaram visitação ao Zoológico de Pomerode, onde além da visitação guiada, participaram de uma palestra educativa sobre a biodiversidade brasileira. Enquanto que os alunos da escola Prof° Vidal Ferreira, realizaram visita a uma propriedade rural produtora de bovinos leiteiros e uma granja de Suínos, onde puderam observar os animais e o sistema de produção destes.

Zoológico de Pomerode

O Zoológico Pomerode foi fundado em 1932, sendo o primeiro zoológico na região sul do Brasil. O Zoo Pomerode iniciou seu plantel com animais domésticos que ficavam em uma lagoa nos fundos da casa do Sr. Hermann Weege, um grande empreendedor local.

Atualmente no Zoo Pomerode vivem aproximadamente 1.011 animais pertencentes a 242 espécies. Dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação. O Zoo Pomerode desenvolve atividades de reprodução destas espécies destacando a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá, dentre outras.

Além de trabalhar na conservação das espécies, o Zoo Pomerode desenvolve um programa de Educação Ambiental desde 2002. A Educação Ambiental procura sensibilizar e conscientizar às crianças que os problemas ambientais são fruto de uma relação desequilibradas entre a natureza e a sociedade. Procurando motivar ações que possam contribuir com a melhora da qualidade ambiental tendo como princípio o respeito a todas as formas de vida.

O Projeto Sanitarista Junior

Este projeto têm por objetivo geral proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Educação Sanitária Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.

Fonte: Juliana Boscardin Nauiack Méd. Veterinária – Unidade Veterinária Local de Pomerode. / Departamento Regional da Cidasc de Blumenau

 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom