Imagem: Ascom / Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc iniciou, no mês de junho, a oferta de cursos online da Ficha Epidemiológica Mensal – FEPI para médicos veterinários habilitados para a colheita de material com fins de exames de mormo.

Este treinamento passou a ser pré-requisito, junto ao curso de habilitação para mormo, para a obtenção da portaria do profissional. O treinamento da FEPI é realizado na modalidade EAD (Ensino à Distância) totalmente online na plataforma Moodle, facilitando e agilizando o acesso e permitindo a realização de várias turmas durante o ano.

A FEPI é um informe epidemiológico obrigatório que deve ser preenchido mensalmente pelo médico veterinário habilitado para prestar informações sobre a ocorrência de várias doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial da Cidasc. O curso possui 5 módulos e aborda os seguintes temas: 1) Introdução (defesa sanitária animal e programas); 2) Normas e Legislação – IN 50/2013 (lista de doenças de notificação obrigatória); 3) Sistema de Informação Zoossanitária; 4) A Ficha Epidemiológica Mensal (campos de preenchimento e conceitos) e 5) Passo a passo no Sigen+. Foram inscritos neste ano, compulsoriamente, em torno de 400 médicos veterinários privados habilitados anteriormente para mormo. Nesta primeira turma, 125 médicos veterinários já concluíram o curso, receberam seus certificados e obtiveram a permissão de acesso à FEPI no Sigen+.

Os participantes que perderam o prazo de realização do curso podem entrar em contato com a Coordenação Estadual de Sanidade Equídea da Cidasc pelo e-mail pnse@cidasc.sc.gov.br, pois a não realização do curso e registro da FEPI mensalmente pode acarretar em cancelamento ou suspensão da habilitação.

Para as demais modalidades de habilitação o treinamento da Ficha Epidemiológica Mensal permanece presencial, junto aos Departamentos Regionais da Cidasc, devendo migrar para o sistema online a outros tipos de atuação profissional, em breve.

Fique atento! Se você não recebeu um aviso para realizar o curso, entre em contato com a Cidasc e mantenha-se regularizado com a prestação de informações ao Serviço Veterinário Oficial.

Fonte: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom