Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Os alunos da Escola Reunida Professora Maria Gasino Borba, participantes do Projeto Sanitarista Junior, de São João do Itaperiú, realizaram uma saída de campo à uma propriedade produtora de pitayas localizada no município. A visita teve como objetivo ampliar o conhecimento das crianças, alinhando os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula com a prática.

A médica veterinária da Companhia e responsável pelo Projeto no município, Simone Senger e o técnico agropecuário, Odair José Mantoanelli, junto às professoras, conduziram a turma até a propriedade. Lá foram recepcionados pelo proprietário, Alzerino Bernardes e seu genro, Antonio Carlos de Lima que é técnico agropecuário e produtor.

O local realiza o cultivo de pitayas há cerca de um ano e meio e fez sua primeira colheita no fim de 2018, sendo assim, os produtores puderam explicar aos alunos todo o processo de produção da fruta.  Também mostraram como cultivam abelhas nativas para que elas realizam a polinização das pitayas, concentrado, assim, toda a atenção e curiosidade da turma.

Aproveitando a oportunidade para relembrar conteúdos aprendidos na teoria, o técnico agropecuário, Odair José, falou sobre os conceitos de sol com as crianças. Por sua vez, a médica veterinária, Simone, também abordou a importância da identificação individual obrigatória dos bovinos para a sanidade animal e o status sanitário de excelência mantido por Santa Catarina.

Sobre o Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior é promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc que atua em escolas municipais em todo o estado. As aulas envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.