Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau

Alunos do curso de medicina veterinária da Universidade Regional de Blumenau (FURB) assistiram uma palestra onde foram abordados a Instrução Normativa 50 (24/01/2013) do Ministério da Agricultura que trata das doenças de notificação obrigatória e o sistema de vigilância sanitária na zona livre da peste suína clássica (PSC).

Dado ênfase as doenças listadas nas categorias 1 e 2 da IN 50, as quais são de notificação imediata ao serviço veterinário oficial em casos de qualquer suspeita, exigindo uma responsabilidade ética e legal do profissional frente a obrigatoriedade da notificação. Santa Catarina é livre de PSC desde 2015 com reconhecimento internacional pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

Diante deste status sanitário, torna-se necessário um sistema de vigilância sanitária que visa impedir o ingresso e detectar sinais diretos ou indiretos da presença do vírus em suídeos de forma precoce, permitindo uma reação rápida pelo serviço veterinário oficial no combate à doença.

Aos estudantes foi apresentado os locais de atuações deste sistema de vigilância como as Granjas de Reprodutores de Suídeos (GRSC), Granjas Comerciais, Criatórios de Suídeos, Matodouros-frigoríficos, Suídeos Asselvajados, bem como destacado a importância da participação de toda cadeia produtiva neste processo.

No período da tarde foi realizado uma visita em uma unidade produtora de leitões da região para que os alunos conhecessem um pouco do sistema de produção de suínos.

A palestra foi realizada pelo médico veterinário César Augusto Barbosa de Macedo no mucípio de Ibirama. Além dos estudantes, estiveram presentes no evento o Coordenador de Sanidade Animal do Departamento Regional da Cidasc de Blumenau, Ari Schlagenhaufer, a médica veterinária do ICASA, Denise Fgundes Bortoluzzi, a médica veterinária e professora das disciplinas de saúde pública, microbiologia e doenças infecciosas da FURB, Eleine Anzai.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau