Foto: Departamento Regional de Caçador

Dentre os cursos oferecidos pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Uniarp – Campus de Caçador, está o Curso de Graduação em Agronomia, que tem como objetivo formar profissionais com capacidade para atuar no processo produtivo de alimentos e matérias primas, de modo a contribuir no contínuo avanço socioeconômico dos setores envolvidos.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, é parceira da Uniarp e tem desenvolvido atividades em conjunto ao longo do tempo, colaborando no processo de construção e apropriação do conhecimento pelos acadêmicos vinculados à sua área de interesse e atuação.

Seguindo essa orientação, tem sido anualmente trabalhado o Receituário Agronômico como ferramenta auxiliar a ser utilizada na decisão da estratégia para o controle de problemas fitossanitários nas áreas agrícolas.

Assim, no sábado dia 08 de junho, o engenheiro agrônomo Sergio Omar de Oliveira ministrou aula com o tema “Aspectos legais e práticos da prescrição de agrotóxicos”, baseando-se no disposto no Decreto Estadual nº 1.331/2017, na vivência do dia a dia da fiscalização das receitas agronômicas emitidas pelos profissionais da região, na auditoria do processo de receituário agronômico e na orientação permanente dos profissionais da área. A aula foi ministrada como parte integrante da disciplina de Fitopatologia II.

Foi enfatizado o papel do Receituário Agronômico no controle ao uso indiscriminado de agrotóxicos e a necessidade premente de execução do processo de forma profissional e consciente.

Como as autuações de profissionais que prescrevem agrotóxicos corresponde a aproximadamente 25% dos processos administrativos instaurados pela Cidasc na área de defesa sanitária vegetal, considera-se imprescindível oportunizar atividades educativas para o devido esclarecimento e capacitação dos futuros engenheiros agrônomos. E que estes, ao ingressar no mercado de trabalho, estejam preparados e desenvolvam todos os esforços no sentido de utilizar de forma correta esta ferramenta que pode tanto valorizar quanto desvalorizar o profissional emitente.

Os acadêmicos mostraram-se muito atentos e interessados e realizaram exercícios práticos para identificar os erros mais comuns cometidos.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Caçador