A Divisão de Classificação é uma subárea do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e promove ações que auxiliam as atividades de comercialização, estabelecendo parâmetros de qualidade, mediante normas oficiais de padronização dos produtos vegetais e a elevação do padrão de qualidade dos produtos de origem vegetal catarinenses. Visa a segurança dos alimentos ofertados aos consumidores nos portos, na importação, exportação e mercado interno, na comercialização de tabaco em folha curado e do Selo de Conformidade Cidasc – SCC.
Selo de Conformidade Cidasc
Criado em 2015, o SCC foi desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc. O selo serve de suporte ao agronegócio catarinense que se dedica à produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano.
O selo garante que os estabelecimentos operem rigorosamente dentro do que determina a legislação sanitária e visa tornar os produtos catarinenses produtos melhores de marcas mais consolidadas, mantendo Santa Catarina como modelo na produção de alimentos seguros. Atualmente, 25 empresas catarinenses estão no programa, sendo 7 certificadas, 1 pronta para certificação e as demais em processo de implantação.
As empresas são auditadas semestralmente para renovação do Selo. O intuito do SCC é ser uma ferramenta de mercado que sirva de referência para o consumidor saber que o produto consumido passou pelo seu processo de produção em uma empresa certificada com sistemas eficazes de controle, aumentando a confiabilidade da marca. Seu objetivo é adequar os processos de fabricação com base na legislação pertinente, elevar a segurança dos produtos de origem vegetal e oferecer condições para melhoria contínua aos estabelecimentos do agronegócio e agro familiares do estado de Santa Catarina.
Etapas do processo de implantação do Selo de Conformidade Cidasc:
São necessárias em torno de 20 visitas técnicas para o desenvolvimento e implantação do SCC, de modo que se a empresa já estiver num bom patamar o processo será concluído em menor número de visitas. Ao longo do processo de implantação é gerado um rol de documentos pertinentes ao SCC (Relatório de Inconformidades, Plano de Ação, Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF e Procedimentos Operacionais Padronizados – POP´s), confirmando o nível de segurança em que a empresa está se inserindo, dando mais segurança aos gestores.
O número de visitas poderá ser menor se a empresa desenvolver seu Manual de BPF e POP’s, como também se contratar terceiros para ministrar treinamentos, mas respeitando o número mínimo de oito visitas para micro empresas, dez visitas para pequenas empresas e de doze visitas para médias e grandes empresas.
Para a renovação do SCC, são necessárias duas visitas, sendo: uma visita do Técnico Auditor, para executar Auditoria de Renovação e uma visita do Técnico Consultor para corrigir eventuais não-conformidades ou para formalizar a renovação do SCC.
⇒ Levantamento de inconformidades;
⇒ Desenvolver plano de ação para corrigir as Inconformidades;
⇒ Corrigir as inconformidades;
⇒ Treinar manipuladores;
⇒ Desenvolver manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF;
⇒ Desenvolver Procedimentos Operacionais Padronizados (POP´s) e seus registros;
⇒ Estabelecer planos de análises laboratoriais;
⇒ Realizar análises laboratoriais;
⇒ Aplicar pré-auditoria;
⇒ Aplicar auditoria;
⇒ Implantar o selo na embalagem.
As vantagens do Selo de Conformidade Cidasc:
→ Operar rigorosamente dentro das normas legais;
→ Receber consultoria contínua;
→ Utilizar as técnicas mais eficazes na produção de alimentos;
→ Produzir alimentos com segurança;
→ Evitar casos de contaminação;
→ Trabalhar com manipuladores treinados;
→ Colocar o produto no mercado com selo de segurança;
→ Fazer parte do seleto grupo de empresas com indicação de conformidade;
→ Não temer fiscalizações;
→ Agregar valor aos produtos;
→ Ter um diferencial mercadológico.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom